Impacto De Fundo De 7 Milhoes No Distrito
Monografias: Impacto De Fundo De 7 Milhoes No Distrito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sabin1966 • 26/8/2014 • 1.971 Palavras (8 Páginas) • 671 Visualizações
SISTEMA DE CONTROLOS INTERNOS COMO
FERRAMENTA DE GESTÃO ORGANIZACIONAL
A presente Monografia foi elaborada e apresentada em cumprimento com as exigências curriculares do curso de Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas, da Escola Superior de Economia e Gestão, área de concentração em contabilidade de gestão.
Orientador: Docente Dr. ........................................
Pemba, Cabo Delgado.
2014
RESUMO
Os controlos internos compreendem o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas adoptados pela empresa, para proteger seu património, verificar a exactidão e a fidedignidade de seus dados e relatórios contabilísticos, além de promover a eficiência operacional e encorajar a adesão às politicas traçadas pela administração.
O objectivo deste trabalho é de contribuir e chamar atenção para a importância da adopção e implantação do sistema de controlos internos nas organizações como uma ferramenta de gestão organizacional. Supõe-se que o sistema de controlos internos tende a favorecer o processo de gestão não apenas quanto à prevenção da ocorrência de fraudes, mas também o presente trabalho busca compilar elementos que configurem outros benefícios dos controlos internos para a gestão das empresas.
Por meio de um estudo descritivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, com o objectivo de abordar, registar e descrever a importância do sistema de controlos internos no auxílio ao processo de gestão.
O trabalho demonstrou que os controles internos de uma organização, tomando as decisões certas através das recomendações do auditor interno, ficarão sempre à frente das outras e estarão construindo, em longo prazo, um futuro promissor, atingindo metas e objectivos de crescimento, visando sempre a não ocorrência de fraudes e erros dentro da organização.
Palavras-chave: Controlos Internos, Auditoria Interna, Gestão Empresarial.
LISTA DE QUADROS
Quadro 1 ...................................................................................................................25
Quadro 2 ...................................................................................................................26
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÂO
As empresas impulsionadas ao atendimento de suas metas proporcionadas por uma política sólida e estruturada de melhor aproveitamento de sua potencialidade, procuram a cada dia expandirem suas metas. Nesta senda, inauguram filiais, diversificam e aumentam suas produções, adquirem novos compromissos e contratam funcionários. Com isso, a preocupação no sentido de controlar e obter informações de pessoas vem aumentando gradualmente.
Gestores de empresas, sem tempo para verificar o que ocorre com as pessoas, procedimentos, e valores sob sua tutela, necessitam certificar-se de que os controlos e as rotinas de trabalho estão sendo habilmente executados.
A auditoria interna, actividade que passa a ser encarada como a de um pessoal especial, faz parte da alta administração e fornece a indicação de que políticas e procedimentos se encontram efectivos por toda a organização. Cabe a auditoria interna auxiliar a administração da empresa a melhorar seus negócios, identificando áreas problemáticas e sugerindo correcção pôr meio de controlos internos.
O sistema de controlos internos compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas adoptadas pela empresa, para proteger o património, verificar a exactidão e a fidedignidade de seus dados contabilísticos, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração para aumentar a probabilidade de atingir as metas e os objectivos da organização.
Não é possível a concepção de que uma empresa não disponha de controlos e procedimentos que possam garantir a continuidade do fluxo de suas operações e informações propostas. Por analogia, toda empresa possui controlos internos.
A grande diferença é que estes podem ser adequados ou não. Para o controle interno funcionar correctamente, não vai depender apenas do planeamento efectivo da empresa, da eficiência dos procedimentos e prática instituída, mas também da competência de todo o pessoal envolvido para levar adiante os procedimentos prescritos.
1.1. Problema da pesquisa
Devido as constantes mudanças nos processos que movem à actividade empresarial, as empresas adoptam métodos para auxiliá-los na protecção de seus patrimónios. Os controlos internos são instrumentos utilizados com o objectivo de garantir informações seguras visando à tomada de decisões.
Ao longo do tempo, as auditorias independentes e internas têm acentuado a necessidade de fortes sistemas de controlo interno. A título ilustrativo, a Associação Moçambicana dos Auditores Internos (AMAI) em 15 de Setembro de 2010, no acto da sua promulgação, evocou importantes ligações entre sistemas de controlos internos e controlos contabilísticos de uma organização.
As empresas, principalmente os bancos e conglomerados financeiros do Exterior têm adoptado, cada vez em maior escala, o acompanhamento de controlos internos por intermédio de comités de auditoria (ATTIE, 1992, p. 217).
A globalização e a busca de maior eficiência e eficácia nos negócios têm exigido dos profissionais cada vez mais uma melhor formação. Em muitas empresas as funções executivas antes exercidas por famílias estão actualmente a cargo de profissionais, exigindo destas empresas uma estrutura complexa de gestão sujeita a riscos de controlo.
A descentralização, diversificação, e expansão das empresas tem exigido a implementação de controlos internos que permitam garantir a confiabilidade e credibilidade às suas operações.
...