Impacto econômico e social
Resenha: Impacto econômico e social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: micaelamd • 28/8/2014 • Resenha • 830 Palavras (4 Páginas) • 370 Visualizações
O texto tem como objetivo é rever conceitos de taxonomias dos processos de inovação e difusão tecnológica.
Ritmo ou velocidade de difusão
Direção ou trajetória tecnológica
Fatores condicionantes positivos ou negativos
Impactos econômicos e sociais
• Os impactos econômicos de uma inovação são sentidos primeiramente por quem a introduz e por quem a consome pioneiramente.
Conceitos de mudanças tecnológicas
Tecnologia – conhecimento sobre as habilidades ou técnicas.
Técnicas – aplicação desse conhecimento em produtos , processos e métodos de gestão.
Invenção – criação de um processo, técnica ou produto inédito. Sem objetivo comercial definido.
Inovação – aplicação prática de uma invenção. É tornar novo , mudar ou alterar as coisas , introduzindo novidades que gere diferencial. Pode ser no processo , no produto , no serviço ou no negócio.
Tipos de inovação
Inovação de produto – é caracterizado como um produto tecnologicamente novo, onde características fundamentais diferem de todos os produtos previamente produzidos pela empresa.
Inovação de processo – implementação de um método de produção ou distribuição novo , ou significativamente melhorado, respeitando as suas características.
Inovação organizacional – implementação de um novo método organizacional na prática de negócios ,organização do trabalho ou relações internas.
Conceito e importância da difusão tecnológica
Difusão tecnológica é o canal através da qual uma inovação é comunicada através do tempo ,entre os membros de um sistema social . A difusão alimenta e direciona a trajetória de inovação revelando as necessidades da demanda por soluções técnicas.
As mudanças tecnológicas são classificadas em: incremental, radical, mudanças no sistema tecnológico e mudanças no paradigma tecnoeconômico.
Inovação incremental – inclui modificação, aperfeiçoamento, simplificação, consolidação e melhoria de produtos, processos, serviços e atividades de produção e distribuição existentes.
Inovação radical – implica introduzir novos produtos ou serviços que se desenvolvem em novos negócios ou se expandem em novas indústrias ou que causam um mudança significativa em toda a indústria e que tendem a criar novos valores de mercado.
Mudanças no sistema tecnológico – um setor ou grupos de setores é transformado pela emergência de um novo setor tecnológico.
Mudanças no paradigma tecoeconômico – envolvem inovações não apenas na tecnologia como também no tecido social e econômico no qual elas estão inseridas.
Fatores que constituem um novo paradigma
Custos baixos – somente grandes reduções de custos podem motivar mudanças de comportamento nos agentes econômicos.
Oferta ilimitada – os fatores – chaves não podem ser escassos , pois precisam estar disponíveis de forma abundante e sustentável em longo prazo.
Potencial de difusão em muitos setores – um fator- chave não pode ser de uso restrito a poucos setores específicos ,mas deve ser potencialmente aplicável em termos universais.
Fatores indutores da mudança tecnológica
Oferta – derivado dos avanços da ciência. Tende a ser induzida pela oferta de novos conhecimentos.
Demanda – necessidade dos usuários e consumidores
Custos dos fatores de produção – inovações poupadores de trabalho, energia materiais e outros insumos.
Difusão tecnológica
Trajetória de adoção de uma tecnologia no mercado, como foco nas características da tecnologia e nos demais elementos que condicionam seu ritmo e direção.
Direção ou trajetória tecnológica
...