Impacto no meio ambiente
Tese: Impacto no meio ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TattyCacheiro • 18/3/2014 • Tese • 1.982 Palavras (8 Páginas) • 564 Visualizações
7. PLANEJAMENTO
7.1 Aspecto/Impacto Ambiental
Aspectos ambientais são elementos das atividades, produtos ou serviços de uma
organização que pode vir a interagir com o meio ambiente. É importante ressaltar que um aspecto ambiental significativo é aquele que tem um impacto ambiental significativo.
A organização deve estabelecer e manter procedimentos para identificar os aspectos
ambientais de suas atividades, produtos e serviços que possam por ela ser controlados e sobre os quais se presume que ela tenha influência, a fim de determinar aqueles que tenham ou possam ter impacto significativo sobre o meio ambiente. A organização deve assegurar que os aspectos relacionados a estes impactos significativos sejam considerados na definição de seus objetivos ambientais e deve manter sempre essas informações atualizadas. O impacto ambiental é qualquer modificação no meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte das atividades, produtos ou serviços de uma organização.
O fluxograma de informação simplificado das atividades da empresa serve para dar uma percepção maior das atividades e mostrar os aspectos ambientais associados aos impactos ambientais pertencentes a cada etapa do processo produtivo. Para a nossa empresa, segue a seguir o fluxograma de informação.
De acordo com o fluxograma acima, iremos construir um quadro com as tarefas associadas aos seus aspectos e impactos ambientais.
7.2 Análises Preliminar de Riscos
A Análise Preliminar de Risco tem como objetivo, o reconhecimento dos riscos inerentes ao local avaliado e o respectivo Plano de Ação, no caso de acontecimento de algum sinistro, nesse local. É uma das ferramentas existentes para identificar os perigos e avaliar os riscos.
A análise de Risco Ambiental envolve identificação, avaliação, gerenciamento, e comunicação dos riscos ambientais. O perigo é a qualidade daquilo que causar dano ou perda.
Os perigos podem ser identificados, identificando substâncias, agentes, produtos, situações, eventos e operações perigosas. Todo perigo é identificado dentro da relação agente agressivo e alvo, portanto a classificação de algo perigoso será feito em relação a um alvo. Algumas perguntas ajudam na análise dos riscos existentes:
− O que poderá sair errado?
− Com que frequência o erro acontece?
− Quais serão as consequências do erro?
A matriz de APR permite antecipar e atuar sobre eventos ambientalmente danosos, de forma a identificar responsabilidades em termos de sinistros, planejar ações de controle,
montar equipes e agir em emergências.
Esta ferramenta de Gestão Ambiental é de suma importância para qualquer negócio da empresa. Com isso, deve-se fornecer aos colaboradores os conhecimentos básicos e
metodologias para a elaboração de estudos de análises de riscos em atividades e processos industriais, bem com para a implantação de programas de gerenciamento e comunicações de riscos.
A curva de Frequência x Consequência é uma curva que explicita quanto do risco é relativo a pequenos acidentes muito frequentes ou a grandes acidentes pouco frequentes.
A Frequência pode ser estimada por dados históricos, pelo número de ocorrências ou pela experiência das pessoas. Através dessas estimativas, classificamos o evento de acordo com as características da tabela 2.
As consequências de um evento perigoso são avaliadas qualitativamente (eventos de
baixa complexidade) e quantitativamente (eventos de maior complexidade). Avaliamos as perdas e danos para as pessoas, meio ambiente e patrimônio e a capacidade agressiva do agente, tudo isso em função do tempo em cada ponto do espaço. Seguindo o modelo anterior, classificamos o evento de acordo com as características da tabela abaixo.
Tabela 3 – Classes para Avaliação Qualitativa da Severidade dos Perigos Identificados (Lima, 2005).
Classe Denominação Descrição
A Extremamente Remota
Teoricamente possível, mas de ocorrência extremamente improvável
ao longo da vida útil da instalação
B Remota
Ocorrência não esperada ao longo da vida útil da instalação
C Improvável
Baixa probabilidade de ocorrência ao longo da vida útil da instalação
D Provável
Ocorrência esperada até uma vez ao longo da vida útil da instalação
E Freqüente
Ocorrência esperada se repetir por várias vezes ao longo da vida útil
da instalação
Classe Denominação Características
Não resulta em danos ou resulta em danos insignificativos a equipamentos,
propriedades e meio ambiente
I Desprezível
Não ocorrem lesões ou mortes de funcionários nem de terceiros(não funcionário
e público externo)
Danos leves a equipamentos, propriedades ou meio ambiente, sendo porém
controláveis e de baixo custo de reparo
II Marginal
Lesões leves em funcionários ou terceiros
Danos severos a equipamentos, propriedades ou meio ambiente, permitindo
proceder à parada ordenada do sistema.
Lesões de gravidade m III Crítica oderada em funcionários ou terceiros
Exige ações corretivas imediatas para evitar seu desdobramento catastrófico
Danos irreparáveis a equipamentos, propriedades ou meio ambiente, levando à
parada
...