Imperfeições Em Sólidos
Monografias: Imperfeições Em Sólidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thaynara02 • 22/5/2014 • 692 Palavras (3 Páginas) • 266 Visualizações
IMPERFEIÇÕES EM SÓLIDOS
As propriedades de alguns materiais são influenciados pela presença de imperfeições.
Exemplo:Propriedades mecânicas de metais puros experimentam alterações significativas quando átomos de impurezas são adicionados Materiais semicondutores funcionam devido Ab concentrações controladas de impurezas específicas são incorporadas em regiões pequenas e localizadas.
TIPOS DE INPERFEIÇÕES
Defeitos pontuais;
Defeitos de linha (discordâncias);
Defeitos de interface (grão e maclas);
Defeitos volumétricos (inclusões, precipitados).
O QUE É UM DEFEITO
É uma imperfeição ou um "erro" no arranjo periódico regular dos átomos em um cristal. Podem envolver uma irregularidade na posição dos átomos no tipo de átomos. O tipo e o número de defeitos dependem do material, do meio ambiente, e das circunstâncias sob as quais o cristal é processado.
ALUMÍNIO
Formação
O Alumínio e suas ligas constituem um dos materiais metálicos mais versáteis, econômicos e atrativos para uma vasta série de aplicações. Sua aplicação como metal estrutural só é menor que a dos aços. O alumínio possui uma densidade de 2,7 g/cm³, aproximadamente 1/3 da do aço, o que somado à sua elevada resistência mecânica o torna bastante útil na construção de estruturas móveis, como veículos e aeronaves.
O Alumínio não é ferromagnético, possui elevadas condutividades térmica e elétrica, e é não-tóxico. Outra vantagem do alumínio é a sua resistência à oxidação progressiva, já que os átomos da sua superfície se combinam com o oxigênio da atmosfera, formando uma camada de óxido protetor que impede a progressão da deterioração do material. Além disso, o alumínio com determinados tratamentos e/ou elementos de liga se torna resistente à corrosão em meios mais agressivos. O alumínio também encontra aplicações em peças decorativas, graças à sua superfície brilhante e reflectiva.
Lingotes de alumínio
Classificação
A produção do Alumínio é dividida em duas partes: primária e secundária. O alumínio primário é produzido, basicamente, pelo processo Hall-Héroult, no qual a alumina (óxido de alumínio) obtida pelo refino da bauxita é dissolvida num banho de criólitos e sais fluoretos, que tem a função de controlar a temperatura, densidade e resistividade do banho e a solubilidade da alumina.
O metal separado no processo é removido por sistemas de vácuo ou sifão para dentro de cadinhos, que são então transferidos para unidades de fundição, onde são refundidos ou transformados em lingotes. O alumínio produzido por este método contém uma quantidade relativamente elevada de impurezas, e para a obtenção de ligas com purezas mais elevadas outros métodos de refino são utilizados, podendo resultar em índices de 99,999% de pureza.
O alumínio secundário é produzido a partir da reciclagem de sucata e constitui uma importante fonte de produção do metal. Esta atividade vem sendo cada vez mais valorizada ultimamente, pois representa uma importante economia de energia elétrica, item especialmente importante na produção do metal.
Qualidade
O alumínio possui uma boa conformabilidade e pode ser produzido em uma série de formas diferentes. A tabela abaixo mostra a distribuição da produção de alumínio nos EUA, principal consumidor mundial.
Produto Participação (%)
Chapas, Placas e Folhas 51,3
...