Impilcações éticas
Ensaios: Impilcações éticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silene • 12/6/2013 • 1.200 Palavras (5 Páginas) • 275 Visualizações
“Implicações Éticas”
As organizações podem causar impactos na sociedade e no meio ambiente.
Para reduzir ou eliminar esses impactos as empresas devem aplicar responsabilidade social, possuir um programa que tenha como objetivo reconhecer e premiar algumas instituições como: de ensino ,carentes etc.., Usar produtos naturais que não agridam a natureza e reduzir os impactos no processo de fabricação.
As empresas adquirem boa aceitação e garante sua permanência no mercado.
Processos Administrativos
Nos dias atuais as organizações precisam de eficiência operacional para competir com os concorrentes e oferecer produtos e/ou serviços diferenciados ao mercado.
A concorrência, a competitividade e as mudanças exigem que as organizações sejam não só estratégica mas também tenha aprendizado para fazer parte das transformações globais.
Os lideres das organizações devem desenvolver e capacitar gestores para eficiência operacional na utilização das ferramentas, na aprendizagem e inteligência operacional.
Para Barnard o verdadeiro papel do executivo era gerir os valores da organização.
O trabalho de Barnard juntamente com célebre trabalho de Elton Mayo contestaram veementemente o trabalho de Taylor e Fayol que achavam que administrar poderia ser uma ciência exata capaz de ser aplicada através de um conjunto de regras.
Para Mintzberg o trabalho administrativo definidos pelos clássicos são verdadeiros folclores, as quais não correspondem à realidade dos fatos :1 o executivo é um planejador reflexivo e sistemático;2 o executivo eficaz não tem deveres regulares para executar;3 o executivo necessita de informação agregada e a melhor ferramenta é o sistema formal de informação;4 a administração é, ou pelo menos está rapidamente tornando-se, uma ciência e profissão.
“Gestores e executivos ainda não sabem como se comportar dentro da empresa, nem que ferramentas usar para obter os melhores resultados, pois ainda vivem o paradigma de trabalhar para alguém e não para a organização.”
Drucker.
Planejamento
“planejar é o processo de definir objetivos, atividades e recursos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)
Podemos definir planejamento como o processo de estudar e avaliar a situação atual, prever acontecimentos, definir objetivos e metas, definir como atingir objetivos, definir programas: quem vai fazer, o quê, como, quando e onde.
O planejamento nada mais é, do que unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam o negócio.
Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível, afim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho.
No planejamento a comunicaçã , a visão e ações tem que estar comprometidos.
Conceito de Planejamento para Chiavenato.
“É um processo de formulação de estratégias organizacionais, no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela esta atuando.”
É o processo contínuo e, sistematicamente com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.
Definições Planejamento Estratégico
* Está relacionado com os objetivos estratégicos de médio e longo prazo que afetam a direção ou a viabilidade da empresa.
* Concebido para a organização como uma totalidade, em geral, parte de cima para baixo, envolve a organização como um sistema integrado e é focado no longo prazo.
* Deve maximizar os resultados e minimizar as deficiências utilizando princípios de maior eficiência, eficácia e efetividade.
Tipos de Planejamentos
1. Planejamento Estratégico: Fixa a natureza da organização missão, estratégias, objetivos. Responsabilidade: direção geral (alta administração).
2. Planejamento Tático: Serve para gerenciar recursos visando atingir os planos estratégicos (projetos, ações etc.). Responsabilidade: executivos da diretoria e subordinados (nível médio).
3. Planejamento Operacional: Objetiva aperfeiçoar as operações, elaboração de procedimentos, visando à realização dos planos estratégicos e táticos. Responsabilidade: chefes de departamento (nível baixo).
4. Planejamento Permanente: Fixa a natureza e o conteúdo durante longo prazo de: políticos, procedimentos, regras e regulamentos.
5. Planejamento Único: Servem a um propósito especifico, durante um período limitado depois são trocados, modificados ou descartados. Ex: Programas, projetos e orçamentos.
“Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém, sintetizando nesta frase a importância de Planejamento futuro da Organização, seja qual for o seu tamanho ou área de atuação” (Alvim Tofler)
Qual o significado de planejar? Qual a importância do planejamento para o administrador?Como melhorar o desempenho operacional das organizações? É melhor improvisar ou planejar? São questões que representam desafio atual para a grande maioria das empresas. Por que planejar? "Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve e nunca se chega a lugar nenhum" (adágio popular) Sem planejamento não há meios para decidir no presente o melhor caminho a seguir para alcançar no futuro os resultados almejados. Quanto melhor o planejamento maior será a possibilidade de realização do futuro desejado. As afirmações abaixo respondem à questão: Por que planejar?
• Planejar é tomar decisões.
• É a necessidade de adaptação organizacional.
•
...