Implantação de Setor de RH em Pequena Empresa
Por: .jenni20 • 9/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.439 Palavras (6 Páginas) • 420 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Implantação de Setor RH em uma
Pequena Empresa
Tecnologia em Gestão de Recurso Humanos
Tutor Diego Vaz
Projeto Interdiciplinar Aplicado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos ( Prointer)
Campinas
2018
Introdução
Com a evolução dos processos e tecnologias ao longo dos anos, as empresas
começaram a buscar novas estratégias para enfrentar a competitividade e se manter no mercado. Nesse momento as organizações direcionaram o olhar para o capital humano e o setor de recursos humanos começou a apresentar maior visibilidade. Para Sovienski e Stigar (2008), o capital humano é considerado o “bem mais precioso” que as organizações apresentam. A partir disso começa-se a acreditar que o principal fator de competitividade entre as empresas é a capacidade de inovar, de pensar diferente, de agregar valor. Percebe-se que o talento humano e suas capacidade são um poderoso ativo e que o sucesso das organizações depende do investimento das pessoas com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual.
Segundo Lacombe e Tonellim (2001), essa evolução na forma de olhar o capital humano foi necessária para acompanhar as mudanças de mercado dos últimos anos.
Encontramos hoje o setor de recursos humanos presente em muitas empresas de pequeno e médio porte, pois os gestores cada vez mais, percebem a relevância do setor e o diferencial que ele pode acarretar. Contudo, algumas empresas ainda resistem em implantar a área de Rh, principalmente as de pequeno porte, pois consideram outros setores como mais relevantes, como por exemplo, comercial e financeiro.
Os recursos humanos têm ganhado espaço dentro das organizações. A discussão que antes permeava apenas as grandes empresas começa a fazer parte de outros contextos. Atualmente, sabe-se que o ativo mais precioso da organização são os colaboradores,, os quais fazem o diferencial da empresas, a partir disso, o setor de RH começa a , cada vez mais, estar inserido nas pequenas organizações.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o qual é uma base utilizada por pesquisadores, afirma que surgem cerca de 460 mil novas empresas por ano. A grande maioria, cerca de 80%, é de micro e pequenas empresas atuando na área de serviço e comercio. O Sebrae considera como pequeno porte, as organizações que possuem de 10 a 49 colaboradores no caso de comércio e serviços e 20 a 99 pessoas, no caso de indústria e empresas de construção.
O retrato do sucesso, nos dias de hoje, entretanto, não está relacionado com o porte da empresa e, sim, com a agilidade e a inovação. O capital financeiro está deixando de ser o recurso mais importante e, segundo Klein (1998), é o capital intelectual que cada vez mais determina a posição competitiva da empresa, ou seja, conhecimento, experiência e especialização.
A importância do planejamento, controle e condução do processo de gestão de pessoas é de extrema importância também em pequenas organizações, pois elas também são compostas de pessoas com necessidades, com anseios e com expectativas de crescimento e desenvolvimento profissional.
Relatório de Implantação
Para que seja implantado em uma pequena empresa o departamento de RH, primeira deve-se ter uma pessoa capacitada para conduzir todo o processo e mostrar as vantagens desse novo setor para a empresa. Os responsáveis pela empresa devem estar conscientes e confiantes que isso será importante para o sucesso. Para que se inicie o processo existe alguns caminhos a serem seguidos.
- Elaborar um planejamento estratégico de RH, sem deixar de analisar a situação atual do ambiente de trabalho, pontos que podem ser melhorados, estabelecer políticas e condutas.
- Estruturar e padronizar processos e rotinas como por exemplo: criar formulários, cheque lists, etc.
- Clima Organizacional, é interessante fazer um levantamento entre todos os colaboradores da empresa para identificar e saber como está a motivação de cada um, relacionamento, perspectivas, dentre outros. Com isso é possível obter idéias e novos projetos.
- Comunicação Interna, é muito importante ter um espaço para que seja colocado algum informativo importante, isso pode ser feito através de um mural, e-mail ou até mesmo uma espécie de jornal interno, assim todos ficam sabendo do que está acontecendo na empresa.
- Treinamento e Desenvolvimento, ter esse tipo de setor na empresa é muito importante para manter seus colaboradores sempre atualizados no setor onde trabalham, esses treinamentos podem ser feitos através de vídeos, vídeo conferência ou no formato de palestra, é sempre bom manter os colaboradores atualizados.
- Avaliação de Desempenho, é algo que já aplicado em diversas empresas, serve para avaliar o colaborador, se ele está cumprimentos suas obrigações de maneira correta, é uma ferramenta muito útil, é o momento onde o superior pode passar ou receber algum feedback e de saber os pontos que devem ser melhores trabalhados. É o momento onde o colaborador pode expor suas idéias, mostrar que existe o interesse em permanecer na empresa e até que almeja uma promoção.
Estas são algumas mudanças significativas para melhorar e transformar o clima e a cultura organizacional. Qualquer organização que não tenha um setor de recursos humanos, pode começar a estruturar este departamento, gestão de pessoas vai muito além de admissão e demissão, envolve criatividade, preocupação e inovação, pois somente assim será possível manter os talentos que proporcionam o sucesso da empresa.
...