Implicações éticas
Trabalho Escolar: Implicações éticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rubiaasimoes • 6/10/2013 • 503 Palavras (3 Páginas) • 491 Visualizações
As Organizações e o Ambiente
Nos últimos anos, cresceu o interesse das empresas em relação a danos provocados ao meio ambiente e, no futuro das relações entre a sociedade e o ambiente. De modo geral o ambiente é considerada uma questão sistêmica, envolvendo todas as noções e o comportamento de cada pessoa, pois as necessidades humanas precisam ser atendidas por algum tipo de produto ou serviço que, por sua vez, cobra um preço da natureza. De forma desequilibrada a produção de bens e serviços irá comprometer a capacidade de renovação dos recursos naturais e a qualidade de vida, ou seja, se continuarmos desta forma a sobrevivência da espécie humana ficará comprometida pelo atendimento de suas necessidades.
Em busca de soluções, muitos governos estão restringindo algumas atividades econômicas que exerça algum pito de impacto sobre o ambiente, exigindo das organizações a inclusão do ambiente em suas praticas administrativas, por meio do desenvolvimento sustentável e respeito da legislação ambiental.
A idéia de desenvolvimento sustentável foi estabelecida pela Comissão Mundial do Ambiente e do Desenvolvimento como: “O desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de atendimento das necessidades das gerações futuras.”
Já o conceito de desenvolvimento sustentável vai além da simples preservação dos recursos da natureza:
“... é um processo participativo que cria e almeja uma visão de comunidade que respeita e usa com prudência todos os recursos – naturais, humanos, feitos pelas pessoas, sociais, culturais, científicos, e assim por diante. A sustentabilidade procura garantir, o Maximo possível, que as gerações atuais tem elevado o grau de segurança econômica e possam ter democracia e participação popular no controle das comunidades. Paralelamente, as gerações atuais devem manter a integridade dos sistemas ecológicos dos quais dependem toda a vida e a produção. Devem também assumir responsabilidades em relação às gerações futuras, para deixar-lhes a mesma visão.”. (VIEDERMAN, 1994 p.73, apud MAXIMIANO)
Segundo o Instituto dos Recursos Mundiais, uma organização só poderá alcançar seus objetivos econômicos se respeitar os objetivos sociais e ambientais, como: educação, saúde, distribuição igualitária dos recursos e uma base sustentável de recursos naturais.
A Lei de Proteção Ambiental Brasileira é a lei nº 6938, de 1981, a Lei da Política do Meio Ambiente. Esta lei indica vários instrumentos ambientais, tais como:
Licenciamento ambiental, que é “...o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, aplicação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou que possam causar degradação ambiental”. (lei nº 6938, de 1981, apud MAXIMIANO)
A avaliação de impacto ambiental, sempre que houver a possibilidade de significativa degradação do meio ambiente.
Responsabilidade civil ambiental, o agressor responde administrativa, civil e penalmente por seu ato.
Um artigo da Constituição Federal diz:
“Todos
...