Implicações éticas
Resenha: Implicações éticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RENEIDA • 5/6/2014 • Resenha • 419 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
O administrador também deve ter responsabilidade com o meio externo à organização, a partir do momento que ele tem em mãos o poder da decisão, ele se responsabiliza por toda ação que venha a surgir a partir da decisão tomada, pois essas decisões trarão impactos para o indivíduo a sociedade e meio ambiente. As organizações contemporâneas, não se preocupam somente com o lucro, mas também com a satisfação dos clientes, o meio ambiente e seus funcionários. Esse novo enfoque faz com que as responsabilidades de um gestor se dobrem, por que as implicações de uma gestão mal administrada podem resultar em penalidades criminais e trabalhistas.
A ética também é um ponto importante que está ligado à tarefa de um administrador, todos os seus processos tem que seguir uma espécie de regulamento ético para que seus resultados não possam prejudicar tanto a comunidade, como também seu concorrente, no âmbito de uma concorrência desleal por exemplo.
Com o advento da era da informação a repercussão referente às ações de um administrador toma dimensões globais num piscar de olhos, está cada vez mais difícil de burlar o sistema, já que até as notas fiscais agora são eletrônicas, reduzindo praticamente a zero as possibilidades de fugir da receita, seria antiético para uma empresa vender produtos sem a nota fiscal, mas isso acontece com frequência, às vezes de comum acordo com o seu demandante, talvez para não perder o cliente que compra em pequenas quantidades justificando a não emissão de um boleto.
As consequências de atos como esses é a falta de recursos disponíveis que serão destinados a setores de primeira necessidade de nosso país, como saúde, educação e segurança, mas sabemos que práticas como essa são comuns no mundo empresarial, ainda existem empresários que só visam o lucro e não se importam com a sociedade e a natureza em sua volta.
Para minimizar os impactos causados pelo administrador no exercício da sua função, sugerimos que funcionários e a comunidade em geral fiscalizem para que ações mal gerenciadas não venham a prejudicar a sociedade e o meio ambiente e cobre atitudes éticas e de responsabilidade social por parte dos gestores, podemos citar como exemplo: ação social no ambiente em que a organização está inserida e a preservação do meio ambiente, através de atitudes ecologicamente corretas dentro da organização.
Conclui-se que muitos são os impactos sofridos pelos indivíduos e o ambiente (externo e interno) da empresa, causados por decisões de seus gestores, mas sabemos que existem meios de sanar tais impactos, basta boa vontade e respeito ao próximo.
...