Importancia Da Quimica Na Engenharia
Casos: Importancia Da Quimica Na Engenharia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: iurimec • 5/11/2014 • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 8.103 Visualizações
Universidade Federal do Rio Grande
Disciplina de Química
Curso de Engenharia Mecânica
William Ortiz Domingues (67002),Felipe Lago da Silva(69020),
Iuri Pereira(72832),Eduardo Amaral( ),Edson Augusto( )
Lucas Almansa( )
Química e sua importância na engenharia
Pelotas
2014
Sumário:
Resumo
Introdução
Perguntas Orientadas
Desenvolvimento do estudo
Conclusão
Referências
Resumo:
Fator extremamente importante na Engenharia Mecânica à lubrificação vem sendo cada vez mais (gradativamente) influenciada pela química, isso acontece pelo desenvolvimento de óleos lubrificantes sintéticos que basicamente são óleos vegetais com aditivos químicos que tem a finalidade de aumentar viscosidade, diminuírem temperatura de trabalho (todo lubrificante possuí uma temperatura de trabalho que se ultrapassada acarreta na perda das suas características) e aumentar a vida útil dos componentes.
Os lubrificantes ditos sintéticos resultam de uma reação química de polimerização, já os semi-sintéticos são feitos a partir da mistura de diferentes bases, minerais e sintéticas.
As informações obtidas nesse trabalho foram através de pesquisas em páginas da internet, e a partir de ideias dadas pelo professor que assistiu a apresentação em PowerPoint. O principal enfoque do trabalho são os lubrificantes e a sua extrema importância para a engenharia, em especial a área da mecânica, pois o lubrificante acaba com um problema sério que é o atrito entre peças.
Introdução:
O conhecimento das propriedades mecânicas dos materiais é de suma importância para as questões de projetos. Em várias situações, determinados componentes de máquinas, estruturas metálicas etc. se encontram mecanicamente solicitados, e a análise dessas solicitações permite a obtenção de condições de trabalho desejadas. Vamos abordar sobre os lubrificantes que possuem quatro tipos: sólidos, pastosos, líquidos e gasosos; sobre suas características; e sobre a sua relação com o meio ambiente.
Perguntas:
A partir dessas perguntas que foi desenvolvido o trabalho:
1- Quais os tipos de lubrificantes?
2- Por que tal importância?
3- Como se pode melhorar ainda mais o uso de lubrificantes?
4- Utilizando lubrificantes se aumenta a vida útil das máquinas?
5- Qual a relação dos lubrificantes com o meio ambiente?
Desenvolvimento do estudo:
Vamos começar o estudo pela Classificação: Classificam-se de acordo com seu estado físico. Ou seja, existem lubrificantes: Líquidos, Pastosos, Sólidos, Gasoso.
Lubrificantes pastosos: São as chamadas graxas. São usadas em locais onde os lubrificantes líquidos não desempenham função satisfatória.
Lubrificantes sólidos: São pouco comuns. São usados como aditivos em lubrificantes pastosos e líquidos. É aplicado misturando com um líquido, que após a aplicação, o líquido evapora-se aumentando o sólido sobre a superfície. Exemplo: Grafite, molibdênio, talco e mica. Tem como vantagens resistir a altas temperaturas e pressões.
Lubrificantes gasosos: São usados em casos especiais, onde não é possível usar outros lubrificantes. Exemplo: Ar atmosférico, gás halogenado (freon). Deve existir altas pressões para que se mantenha entre os componentes.
Lubrificantes líquidos: Dentro dos líquidos existem tres tipo principais:Os óleos minerais são provenientes praticamente do petróleo. As características destes óleos dependem do tipo do petróleo e do processo de refino. Alguns óleos minerais: Óleos naftênicos, Óleos parafínicos, Óleos aromáticos, Óleos de ciclo parafínicos Os óleos graxos são de origem animal e vegetal. São quimicamente pouco estáveis. A altas temperaturas os óleos graxos formam ácidos e vernizes. A grande vantagem é a chamada adesividade, que é a capacidade de se aderir a superfícies. Porém, se oxidam facilmente, ficam rançosos e formam borra. E ainda existem os óleos sintéticos que são obtidos por reações químicas, que garantem um melhor controle em sua fabricação permitindo que sejam melhor manipulados e que desempenhem sua função máxima eficiência.
Importância da lubrificação:
A importância se dá pelo fato que a lubrificação tem como finalidade de reduzir o atrito e o desgaste entre duas superfícies sólidas em movimento relativo, separando-as parcialmente ou completamente. Além de separar as superfícies, a camada também tem a função de retirar do sistema o calor e detritos gerados na interação das superfícies. Esta camada lubrificante pode ser constituída por uma variedade de líquidos, sólidos ou gases, puros ou em misturas.
Como se pode melhorar o uso de lubrificantes:
Para discutir qual lubrificante
...