Importancia Do Brincar Na Ed.Infantil
Exames: Importancia Do Brincar Na Ed.Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ticia38 • 18/11/2014 • 337 Palavras (2 Páginas) • 547 Visualizações
A brincadeira e o jogo têm sido cada vez mais valorizados no campo da educação. Tanto na escola, como na família o aspecto lúdico das experiências infantis tem sido ressaltado como forma de criar experiências significativas para as crianças.
O brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atividades mais importantes para que a criança se constitua como sujeito da cultura.
Segundo PIAGET (1971), o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer.
É, pois, por meio do universo lúdico que a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor, tornando importante proporcionar às crianças atividades que promovam e estimulem seu desenvolvimento global, considerando os aspectos da linguagem, do cognitivo, afetivo, social e motor. Deste modo o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento global do ser humano, auxiliando na aprendizagem e facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento. O brincar é, pois, um instrumento importante para desenvolver a criança, para a construção do conhecimento infantil. Pelo brincar, a criança organiza e reorganiza suas experiências, aprender a lidar com as emoções, ou seja, pelo brincar a criança equilibra as tensões provenientes do seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal, sua personalidade. O brincar é uma maneira pela qual a criança busca subsídios para se desenvolver, por meio do brincar ela vai desenvolvendo a consciência do próprio corpo e das possibilidades de expressar-se por meio dele.
Desse modo, o lúdico é significativo para a criança poder conhecer compreender e construir conhecimentos. O desenvolvimento pessoal que o universo lúdico proporciona, associados aos fatores sociais e culturais, colabora para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação e construção de conhecimento e, nessa perspectiva, quando as crianças são estimuladas a vivenciar brincadeiras e jogos, mediante um processo organizado, respeitando cada etapa do seu desenvolvimento elas têm a oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação pessoal, profissional e social.
...