Ed. Infantil
Dissertações: Ed. Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dhulia • 24/9/2013 • 673 Palavras (3 Páginas) • 637 Visualizações
Quando nascemos somos como uma folha de papel em branco, com o tempo irão preencher cada espaço fazio desse papel em nossas vidas, vamos desde pequenos aprendendo com os exemplos dos outros, primeiro com nossas mães, os famíliares. Depois somos jogados num mundo de mil idéias, idéias essas que se soubermos aproveitar o melhor de cada coisa que acontece seremos pessoas decentes e que sabe usar seus conhecimentos para coisas boas, porém se não souber pode ser que nossa folha em branco não passe de um papel riscado onde não da para aproveitar nada, a vida é muito curta não podemos desperdiçar nenhum momento.
Como vygotsky postula tudo que somos já existe na sociedade, nos absorvemos o que a sociedade pasa para nós, nascemos de um jeito e somos forçados a seguir outro jeito de viver, muitas vezes não é o melhor para nós, isso vai de cada cultura ou melhor de condição social de cada um, estamos expostos a conviver com todo tipo de situação, temos que ter cuidade com o que vamos absorver dessas convivências, onde muitas vezes nós perdemos, esperdiçamos nosso futuro e as vezes não da mais pra recuperar.
No texto de João Carlos martins ele fala da importância das relações sociais na constituição do homem, construimos nosso mundo, fazemos nossa propría história estamos num mundo de diversas mudanças, para a criança a maior mudança é na escola, onde o professor é um agente que leva seus alunos a reconhecer ele mesmo garantindo a reflexão da realidade e a sistematização do conhecimento.
No sistema escolar, o professor deve tomar seu saber pedagógico uma alavanca desencadeadora de mudanças, não somente ao nivel de escola que é parte integrante, mas também ao nível socíal, econômico e político, o professor deverá ser uma fonte inesgotável de conhecimentos no cotidiano de sala, retirar dos elementos teóricos que permitam a compreênsão e um direcionamento a uma ação consciênte. Também deve procurar superar as deficiências encontradas e recuperar o real significado do seu papel como professor, no sentido de apropriar-se de um fazer e de um saber adequados ao momento que vive a escola atual.
As escolas de hoje estão muito melhores que anos atrás, pois os professores adquiriram mais conhecimentos, mais informaçôes estão sempre se atualizando, tem mais cobrança em cima desse profíssional, sendo assim a relação do professor e aluno tem sido fundamental, a relação tem que ser de amizade e respeito, o conteúdo tem que ser aplicado e bem trabalhado, mas também tem que ter afetividade para melhor adaptação desse aluno, ele tem que ter vontade de aprender se sentir avontade para ter um bom desenvolvimento, e o professor é um grande responsável por essa adaptação.
Muitos professores que atuam nas escolas não sabem e não se deram conta que o seu papel na vida do aluno é muito importante, ser professor não é so chegar na sala e aplicar conteúdo, tem que ter um comprometimento ativo no processo educativo, haver uma interação socíal entre professor e aluno, a sala de aula é sem dúvida o espaço mais importânte na construção do saber do querer aprender, é onde a criança começa a descobrir o mundo fora do ambiente famíliar, com isso é preciso muita dedicação dos professores, para ajudar nesse passo tão importante para a criança, saber criar momentos de aprendizado com prazer sem ficar muito monótono,
...