Importação De Produtos
Trabalho Escolar: Importação De Produtos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcellay • 23/3/2014 • 558 Palavras (3 Páginas) • 288 Visualizações
Dados Gerais
Natureza da operação: o CFOP 3102 é referente a “Compra (do exterior) para Comercialização”. Verifique com seu contador o CFOP que você precisa utilizar no seu caso. Se a lista não possuir o CFOP necessário, você pode cadastrá-lo no sistema.
Tipo de operação: Entrada
Dados do Destinatário
CNPJ/CPF destinatário: deve ficar em branco quando é importação ou exportação.
CEP: deve ficar em branco quando é importação ou exportação.
Inscr. Estadual: deve ficar em branco quando é importação ou exportação.
Estado: selecione “EX” (exterior).
Ao selecionar EX, dois campos aparecerão logo abaixo: Importação e País. Deixe “Importação” selecionado e selecione o país de origem da mercadoria.
Dados para nota de IMPORTAÇÃO
Esse grupo aparecerá quando você selecionar “EX” no Estado. Todos os campos são obrigatórios.
D.I. significa Declaração de Importação. É o documento que você recebe do agente aduaneiro.
Número das Adições da DI
Neste grupo você deverá preencher os números de adições de cada produto da DI, esta informação está na própria DI, mas se você ainda não tiver os produtos na nota, não aparecerão aqui. Então voltaremos a este grupo depois de preencher as informações do grupo dos produtos.
Lista de produtos
Para cada produto da NFe, é necessário preencher uma série de informações sobre as taxas e impostos referentes à importação. Então aqui fica a parte mais complicada da criação da nota.
Tenha certeza que está marcada a opção: Somar valor do IPI na Base de Cálculo do ICMS.
Abrindo o produto para edição ou inserindo um novo produto, você terá os dados abaixo a ajustar.
Dados gerais
CFOP: lembre-se de selecionar o CFOP específico para a sua operação de importação. Na dúvida, consulte seu contador.
Valor unitário: preencha com o preço CIF da mercadoria (valor bruto, com frete e seguro de transporte) somado ao valor do Imposto de Importação rateado. Ou seja, o Valor total deve ser o preço da mercadoria + valor do II. Caso a Declaração de Importação mostre apenas o valor total, o valor unitário será = (valor total + valor do II) / quantidade.
Outras despesas: este campo é o que gera mais dúvidas nas pessoas, pois ele deve receber o valor somado manualmente de diversos outros campos. Para a criação do valor deste campo, é necessário somar os seguintes valores:
Calculo do Outras despesas
Valor do ICMS
+ Valor do PIS
+ Valor do COFINS
+
...