Indentificação De Substâncias
Trabalho Universitário: Indentificação De Substâncias. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatobev • 21/5/2014 • 3.151 Palavras (13 Páginas) • 191 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA
QUIMICA GERAL I
INDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
Nome: Renato Bezerra Evangelista
Matricula: 0288852
Prof: Jeanny
Fortaleza, Maio de 2011
SUMÁRIO
1. Fundamentação teórica...........................................................................1
2. Objetivos...................................................................................................2
3. Materiais utilizados...................................................................................3
4. Parte Experimental...................................................................................4
5. Resultados e Discussões.........................................................................5
6. Conclusão.................................................................................................6
7. Bibliografia................................................................................................7
FUDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para se identificar e reconhecer as substâncias, a qual, cada substância é caracterizada por um conjunto de propriedades físicas e químicas.
As propriedades físicas dos compostos orgânicos, como o ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, solubilidade, e cor da chama, condução de calor ou eletricidade irão depender do tipo e da intensidade das forças intermoleculares.
Uma propriedade química é uma propriedade qualificada das substâncias, ou seja, varia de substância para substância, seja ela simples (elemento) ou não (composto). Se o fenômeno modifica a composição da matéria, ou seja, a matéria se transforma de modo a alterar completamente sua composição deixando de ser o que era para ser algo diferente, dizemos que ocorreu um fenômeno químico.
Nesta prática será utilizado para trabalhar:
DENSIDADE- A densidade é uma propriedade da matéria que relaciona massa e volume. Em outras palavras, ela define a quantidade de massa de uma substância contida por unidade de volume.
Densidade = massa / volume
A densidade dos sólidos nem sempre é maior que a dos líquidos e também as dos gases. Ou seja, para medirmos a densidade de um objeto qualquer precisamos saber a sua massa e volume, onde a massa pode ser medida por uma balança. Os sólidos contêm consistência muito alta na qual vai resultar uma grande quantidade de massa num volume pequeno, pois suas moléculas se encontram muito unidas uma das outras.
E se tivermos densidades diferentes com o mesmo nível de água a maior densidade desloca no menor volume, pois tem mais massa em um volume pequeno.
Já nos líquidos que tem densidades menores as partículas de suas moléculas se encontram mais distanciadas uma das outras. No caso da água e do óleo elas não se misturam devido uma das principais formas se interação entre moléculas que é por meio de forças eletrostáticas (atrai).
A água apresenta em sua estrutura um pólo negativo, localizado no oxigênio, e pólos positivos nos hidrogênios. Devido esta característica polar, a água tende, na maioria das vezes, a interagir com moléculas que apresentam pólos definidos em sua estrutura, o que não é o caso do óleo que tem característica apolar constituído de átomos de carbono e hidrogênio; a extremidade polar é solúvel em água (hidrófila - que tem afinidade por água). A parte apolar é insolúvel em água, e denomina-se hidrófoba (que tem aversão por água e afinidade por óleos e gorduras), mas é evidentemente solúvel em solventes apolares por isso que não se misturam.
TESTE DE CHAMA - O teste de chama ou prova da chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.
O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras geralmente são manuzeadas com um fio de platina previamente limpo com ácido clorídrico para retirar resíduos de analitos anteriores.
O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado.
Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectrovisível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
PROPRIEDADES MAGNÉTICAS - Como não existem monopolos magnéticos, isto é,partículas às quais se possa associar apenas um pólo magnético, a estrutura com efeitos magnéticos mais simples é uma partícula com um momento (de dipolo) magnético, ou seja, uma partícula que se comporta como um pequeno imã.
Assim, o elétron tem um momento magnético
...