Indicadores Financeiros
Trabalho Universitário: Indicadores Financeiros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fclr • 28/11/2013 • 1.355 Palavras (6 Páginas) • 603 Visualizações
2 INDICADORES FINANCEIROS
Com um mundo dos negócios tão competitivo, o poder de analisar o mercado ao redor se torna um diferencial. Muito se fala em visão e leitura do ambiente. Uma das ferramentas deste conhecimento de mercado são os índices financeiros. Se bem interpretados são reveladores e auxiliam na tomada de decisões por parte dos diretores, analistas, investidores e interessados. Números podem mostrar tendências futuras, possível falência, ou alavancagem de uma empresa.
Os indicadores são escolhidos pela alta administração da empresa, de maneira a acompanhar as atividades, a rentabilidade e a situação patrimonial. A análise dos indicadores são cálculos matemáticos a partir do balanço patrimonial e da demonstração de resultado, que buscam entendimento da situação real atual da empresa nos aspectos financeiros, de rentabilidade e patrimoniais, visando detectar situações irregulares e verificar tendências dos registros efetuados, para tomar providências e melhorias no que pode acontecer no futuro da empresa.
É importante dizer que esse tipo de análise envolvendo números faz parte de um conjunto maior que é a empresa. Muitas outras variáveis estão envolvidas no seu sucesso ou fracasso, portanto estes índices não podem ser avaliados isoladamente e são parte de um universo maior que envolve macroeconomia, política econômica, cenário envolvido, concorrência. Seguem abaixo alguns dos mais utilizados e importantes indicadores financeiros, os quais são abordados pela maioria dos autores de contabilidade gerencial, entre eles os que utilizaremos no presente trabalho: Padoveze, Marion e Iudicibus.
Conforme Padoveze (2009, p. 192):
Os índices são uma ferramenta importante para o gerenciamento contábil global, as técnicas de análise de balanço são importantes para o conhecimento econômico-financeiro da empresa, podendo ser aplicado esse mesmo processo para a análise de empresas e fornecedores, clientes e concorrentes. Consiste na avaliação da situação da empresa nos aspectos operacionais, econômicos, financeiros e patrimoniais.
Indicadores básicos:
a) Análise vertical;
b) Análise horizontal;
c) Indicadores econômico-financeiros;
d) Avaliação final.
2.1 ANÁLISE VERTICAL
A análise vertical traz informações referentes a apenas um exercício. Avalia quanto cada item corresponde com relação ao todo. Ao analisar o balanço patrimonial, por exemplo, têm-se condições de verificar como este está distribuído. De acordo com Iudicibus (2009), esta análise é ainda mais reveladora quando se trata de Demonstrativo de Resultado. A receita com vendas vai diminuindo seu valor até sua composição líquida, com a análise vertical se sabe o quanto da receita total foi perdida pelo caminho, em despesas e custos por exemplo.
Conforme Padoveze (2009, p. 195):
Esta análise evidencia as participações dos elementos patrimoniais ativo/passivo, comparado ao ativo/passivo total. E de resultados com o total de receita operacional liquida, seu resultado deve ser interpretado com muito cuidado, em conjunto com análise horizontal e os indicadores básicos.
Na análise do ativo e passivo, os valores são traduzidos em relações percentuais sobre o ativo total que tem a atribuição do parâmetro 100% (cem por cento).
Cálculo = Caixa X 100
Ativo total
A interpretação do indicador é que a cada R$ 1,00 do ativo, corresponde a X% em caixa.
2.2 Análise Horizontal
A análise horizontal tem condições de verificar as variações de cada conta ano a ano. É um instrumento de análise que permite avaliar quanto cada conta variou com relação ao ano base. Segundo Iudicibus (2009), a análise horizontal é capaz de verificar tendências e os valores dos índices obedecem ao ano base, além de discernir o ritmo de crescimento dos itens pesquisados. É capaz de verificar quanto determinada conta cresceu ou diminuiu com base no ano anterior. É um poderoso instrumento de análise, pois possibilita projetar o crescimento futuro da empresa.
De acordo com Marion (2010): “Quando se compara os indicadores de vários períodos, analisamos a tendência dos índices. Neste caso, chamamos de Análise Horizontal, pois nossos olhos lêem no sentido horizontal.”
2.3 ÍNDICES FINANCEIROS
Os índices de liquidez demonstram a capacidade que a empresa tem de pagar suas dívidas tanto no curto quanto no longo prazo. É um índice importante para investidores porque mostra se o caixa da empresa está no vermelho.
O índice de liquidez corrente é a divisão do ativo circulante pelo passivo circulante, ele demonstra as condições da empresa de saldar suas dívidas no curto prazo. Já o índice de liquidez imediata corresponde na divisão dos disponíveis, ou seja, apenas o dinheiro propriamente dito, pelo passivo circulante. O índice de liquidez seca é a divisão do ativo circulante sem o estoque pelo passivo circulante. Ainda existe o índice de liquidez geral, que é a soma do ativo circulante com o ativo não circulante divididos pelo passivo circulante mais passivo exigível a longo prazo. Este índice é o mais completo, pois é o mais abrangente, considera recursos e dívidas no curto e longo prazo.
Conforme Marion (2010), o índice de liquidez corrente não evidencia as datas de recebimentos e pagamentos, por isso não é totalmente
...