Definição e método de utilização de indicadores financeiros como ferramentas para análise financeira da empresa
Trabalho acadêmico: Definição e método de utilização de indicadores financeiros como ferramentas para análise financeira da empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafall • 8/4/2014 • Trabalho acadêmico • 1.495 Palavras (6 Páginas) • 457 Visualizações
Sumário
Introdução ___________________________________________________Pag.5
Etapa 1 _____________________________________________________Pag.6
Etapa 2 _____________________________________________________Pag.
Introdução
O objetivo principal deste trabalho é Este trabalho tem por objetivo apresentar a definição e a forma de utilização dos indicadores financeiros como instrumentos de análise financeira de uma empresa, demonstrando a importância que representam diante de questões relacionadas ao seu crescimento e à capitação de investimentos.
A partir das demonstrações financeiras de uma empresa, obtém-se uma série de dados que posteriormente serão transformadas em informações por meio da análise de balanço, e que irão embasar a tomada de decisão da administração, dos investidores e de seus credores.
Através da análise de balanços pode-se extrair a real situação econômico-financeira de uma empresa, o seu desempenho, a eficiência na utilização dos recursos, os pontos positivos e negativos, a evolução e as perspectivas para o futuro, as falhas da gestão administrativa que necessitam de correção, a origem das alterações de rentabilidade e as medidas necessárias a serem adotadas para solucionar os pontos críticos encontrados.
Etapa 1
Aula-tema: Estrutura das demonstrações financeiras. Analise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício.
Passo 2
• Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é considerado importante por analisar a situação financeira da empresa normalmente realizada no período de um ano. Ao verificar a situação da empresa é possível: investir, fazer reservas ou cortar gastos e se prevenir se forem o caso de resultados negativos. O balanço patrimonial deve ser feito de forma rigorosa e é necessário para auxiliar no controle do patrimônio.
Balanço patrimonial: ativo, passivo e patrimônio liquidam.
O balanço patrimonial é dividido em duas categorias principais:
• Ativo
Ativo, Consiste nos bens, direitos e qualquer recurso movimentado pela empresa. Também os investimentos financeiros, títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber.
Passivo: as obrigações, os deveres que a empresa tem que cumprir com o estado, seus funcionários e com outras empresas.
Subdivisão dos ativos e passivos
Os ativos e passivos podem ser subdivididos para facilitar os cálculos e estatísticas, os ativos:
Ativos atuais: Todo dinheiro e recurso aplicado.
Ativos fixos: Itens do patrimônio que pode ser aplicado em um tempo mais longo.
Ativo á longo prazo: Fontes abstrata de recursos.
• Passivo
Para os passivos temos:
Passivo Atual: Contas fixas mensalmente (pagamento de funcionários, taxas, impostos, atribuições, etc.)
Passivo á longo prazo: Todas as notas que serão pagas em um período mais logo.
Patrimônio liquido: Pode ser definido pelo resultado da diferença entre o ativo e o passivo, ou seja, é o capital que a empresa tem em caixa. Esse capital pode ser transformado em reserva ou investir em outros bens.
• DRE
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
A DRE é a principal demonstração de fluxo, pois através do resultado que pode ser positivo (receita), negativo (despesas) ou nulo (receita e despesas iguais) pode-se tomar uma decisão financeira de forma precisa.
• Índices Financeiros
Os índices financeiros são elaborados com base nos dados extraídos das
demonstrações contábeis divulgadas pelas sociedades em geral, como exemplo, os balanços patrimoniais e os demonstrativos de resultados do exercício
• Análise Vertical
Objetivo demonstrar a composição de um grupo do Balanço Patrimonial, através dos valores percentuais de cada conta, junto com o valor total dos respectivos grupos. Também utilizadas em outras demonstrações, como por exemplo, na Demonstração do Resultado do Exercício
• Análise Horizontal
Através desta análise, será possível verificar as variações das contas e grupos, tendo um determinado ano por referência. Desta forma, perceberemos a evolução das respectivas análises, onde houve maior investimento, o que melhorou ou diminuiu, dentre outras conclusões, de um ano para o outro.
• Liquidez
Os indicadores de liquidez têm por objetivo avaliar a capacidade da empresa em pagar suas obrigações de forma imediata, no curto prazo e no longo prazo.
Corrente: mede a capacidade da empresa em pagar suas obrigações no curto prazo;
• Seca
Mede a capacidade da empresa em pagar suas obrigações sem contarem conseguir realizar a venda, ou seja, sem contar com seus estoques;
• Imediata
Mede a capacidade da empresa em pagar suas obrigações, no curto prazo, contando apenas com recursos disponíveis;
Geral: mede a capacidade da empresa em pagar todas as suas obrigações com todos os recursos disponíveis, ou seja, pagar o que deve no curto e longo prazo com o que possui e o que tem a receber no curto e longo prazo.
Todos esses índices representam bens e direitos com obrigações da empresa, medindo assim, o quanto a empresa possui para cada unidade monetária que ela deve.
• Endividamento
Os indicadores desta natureza têm por objetivo determinar o nível de endividamento da empresa.
• Grau
...