Indisciplina Na Sala De Aula
Trabalho Escolar: Indisciplina Na Sala De Aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dreinha • 30/6/2014 • 411 Palavras (2 Páginas) • 513 Visualizações
Disciplina: Projeto Integrador.
Cada indivíduo tem seu jeito próprio de aprender, e todo método tem suas vantagens e desvantagens.
No método tradicional, por exemplo, que visa uma universalização do conhecimento. peca por privilegiar apenas o conteúdo, o professor se coloca com único transmissor de conhecimento, e dessa forma há uma deficiência no que diz respeito ao ensino, pois não há uma troca, enquanto que no construtivismo, o aluno é o ponto principal e o professor é mediador, apesar do “novo” ser difícil para adaptar, acaba se tornando uma aula prazerosa, pois sai do comum, mas o professor deve preparar suas aulas com materiais adequados e de acordo com a realidade dos alunos.
Segundo Roberto Aciolly, o construtivismo é a relação entre o ser e o torna-se algo que seja significativo, o professor deve ser mediador para propiciar o desenvolvimento do aluno, as vivencias são importantes para o processo de aprendizagem.
Assim podemos notar na escola da ponte, onde o aluno tem voz, é ele quem escolhe o conteúdo a ser estudado, e o professor também é mediador, os alunos especiais são integrados nas turmas e o conteúdo é o mesmo, assim como José Pacheco, também defende a escola da ponte, que está centrada na relação entre pessoas, e que o ensino deve ser de acordo a realidade de cada um, não copiado, mas sempre inovando, um aprendizado livre, sem barreiras de segmentos.
Enquanto para Demerval Saviani uma teoria pedagógica para ser histórica critica precisa reconhecer que a educação é fator determinado socialmente, mas também admitir que ela pode transformar as condições sociais que seja local de democratização e cidadania, e que mesmo sendo em passos lentos é necessário que todos tenham direito de exerce-la, isso é o construtivismo sociointeracionista e a participação efetiva de todos.
Pensando em uma escola tecnista de cursos apostilados, também cai no conceito de construir conhecimento, visto que nesse método o professor passa para ser executor, ele transfere o que está na apostila, não é necessário uma pesquisa, o professor transforma-se em um operário, pois todo o processo é planejado, do inicio até a avaliação, torna-se um ensino mecânico, e a troca de conhecimento não é possível. Na aquisição de competências, nem sempre aquele que sabe, adquiri competência para fazer, por isso o professor deve rever sempre seus conceitos, levando em conta as vivencias dos alunos de maneira simples e objetiva, buscando bons resultados em diferentes saberes, incentivando a postura reflexiva, questionadora,porém sem perder o foco do conteúdo.
...