Influência da formação de professores no desenvolvimento da prática de ensino
Tese: Influência da formação de professores no desenvolvimento da prática de ensino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: birica • 12/11/2013 • Tese • 2.765 Palavras (12 Páginas) • 401 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA
PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO INFANTIL
CURITIBA
2013
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA
PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO INFANTIL
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 6
ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS 11
CONSIDERAÇOES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 16
ATIVIDADES APLICADAS PRÁTICAS DAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM A UTA – CORPORIEDADE E INCLUSÃO. 17
REFERÊNCIA DA ATIVIDADE 32
INTRODUÇÃO
A pesquisa e prática no Curso de Pedagogia têm o propósito de colaborar para a formação da identidade do professor pesquisador, reflexivo e atuante.Enfatiza o trabalho independente tendo em vista a formação de profissionais com autonomia, responsabilidade e compromisso social.
Ao realizar uma pesquisa, temos a oportunidade de aprender e questionar a nossa própria prática, para a adoção de uma atitude investigativa, autônoma, criativa e comprometida.
Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira a formação docente influência no desenvolvimento da prática pedagógica para atender educando da Educação Infantil.
Investigar as ações desenvolvidas na Educação Infantil para o desenvolvimento integral da criança;
Características do desenvolvimento e aprendizagem da criança de 0 a 5 anos;
Ações desenvolvidas na escola: funções de cuidar e educar, brincar, socialização da linguagem e avaliação;
Identificar a organização adequada para cada faixa etária dos espaços físicos, materiais pedagógicos, alimentação e propostas pedagógicas.
A principal ideia difundida na pesquisa e prática é formar um docente preparado para exercer suas funções, seria a de formar umprofissional reflexivo, problematizador, pesquisador e construtor de sua prática pedagógica.
A pesquisa foi realizada por meio de entrevista. Um grupo de professores foi convidado a participar da entrevista, foram reunidos em círculo.A princípio foi realizada uma apresentação do conteúdo a ser trabalhado, um breve diálogo foi realizado com os participantes para esclarecer o motivo da mesma, em seguida foi lançada as seguintes perguntas:
1. O que é a infância?
2. Como você define/caracteriza a criança?
3. O que é necessário para construir uma proposta pedagógica para a
infância?
4. Você considera importante que o profissional que atua na Educação
Infantil (desde o berçário) tenha uma formação inicial mínima exigida por
lei?
5. Para você, em que nível de ensino deve acontecer a formação inicial do profissional que irá atuar na Educação Infantil?
6. Em sua opinião quais são os saberes e as habilidades que devem ser
enfatizados no curso de formação de professores para a Educação Infantil?
Os itens a serem trabalhados nesta pesquisa são: a infância, a formação do profissional que atua na Educação Infantil e organização dos espaços/ambientes na educação infantil; Ludicidade, que retrata o lúdico na educação, a função educacional do jogo e a prática do lúdico como recurso pedagógico na escola; Educação Infantil – Metodologias/Procedimentos, com as especificidades da prática pedagógica na educação infantil, atividades pedagógicas por meio do brincar como fio condutor na educação infantil e o trabalho do profissional da educação infantil a partir de práticas significativas; e Metodologia do Ensino de Literatura Infanto-Juvenil, que aborda temas relacionados à Literatura infantil como diversos tipos de textos, o ato de ler, a formação do leitor e o papel do professor.
DESENVOLVIMENTO
Trabalhando com a Educação Infantil
No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se desenvolvendo através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida.
O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização.
No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo.
O acesso ao ensino escolar formal faz parte do processo de educação dos indivíduos e é um direito fundamental do ser humano que deve ser garantido pelo Estado.
O ensino é um processo de interação entre professor e aluno no qual o conhecimento a respeito tanto da parte técnica da educação, como da parte civil, ética e moral, não passa somente pela transmissão de informações, mas principalmente pela reflexão sobre estas, o que torna o conhecimento uma questão de construção. A pesquisa é também um processo em que o conhecimento é construído por meio de interpretações que devem ser fundamentadas em fontes de pesquisa; as conclusões às quais o pesquisador chega são parte do saber a ser continuamente
...