Espaço fisico escolar - sua influencia e importância para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem no ensino fundamental I
Por: 13matos • 21/3/2016 • Projeto de pesquisa • 648 Palavras (3 Páginas) • 934 Visualizações
FACNORTE - FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ
IBEA - INSTITUTO BIOEDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Componente Curricular: Estudos Orientados
LUMAR GONZAGA DE MATOS
Espaço Físico Escolar : Sua influência e importância para o desenvolvimento do processo de aprendizagem no ensino fundamental I
Camaçari – Bahia
2015
Introdução
Essa pesquisa objetiva-se em descrever e analisar as condições do espaço físico de duas escolas , localizadas nas comunidade de Cachoeirinha e Tiririca , pertencente ao município de Camaçari – Bahia . Visando refletir sobre as condições estruturais do ambiente escolar.
Salientando que esta pesquisa inicia-se observando a maneira em que estão inseridas esse espaços, dentro de uma realidade geográfica distanciada da região urbana, que não é considera pelo município como rural .
Sabendo que por muito tempo e sem muita importância a educação das crianças não necessitava de cuidados. Hoje, a Educação do Ensino Fundamenta I, de responsabilidade dos municípios é entendida como uma questão de direito de cidadania e de qualidade. Portanto, o ambiente dever ser considerado como parte integrante para temos educação com qualidade.
É preciso considera a criança como ser cidadã, que também tem diretos, mesmo sendo pequena e vulnerável ela sabe muito sobre várias coisas, demonstrando através de um olhar, de uma palavra como compreende o mundo .
Verifica-se pouca qualidade no ambiente escolar que pode estar relacionado a uma idéia errônea de que esse espaço não necessita de atenção, acham que é apenas construir quatro paredes cobrir, colocar cadeira e pronto.O que poder ser observado que não houve registro e nem planejamento .Essa visão precisa ser desconstruída , porque precisar pensar que termos futuros adultos. Para que haja educação e aprendizagem a criança necessita entra em um ambiente organizado para receber conhecimento, relacionar-se com as pessoas (professor, e outras crianças). Tendo um espaço de alta qualidade resultara na intencionalidade entre o professor e colegas que será implementada em suas relações. Assim, as intervenções deliberadas em ambientes organizados. É necessário que exista uma sincronia entre as concepções, o planejamento do espaço, dos matérias posto nele, para que faça a diferença no processo educativo.
Para que seja construída uma educação de qualidade para o ensino fundamenta I, não é possível separar , dessa maneira , a qualidade do ambiente da qualidade da educação .
O espaço físico precisa ser pensando também como uma questão pedagógica. Essa dever a meta do Projeto Político Pedagógico. Porque encontramos hoje escolas com estado de conservação péssima que acabam prejudicando o rendimento escolar.
Objetivos
Assumir o espaço educativo como lugar de desenvolvimento intelectual, que abrangem a aprendizagem de alunos dando um significado de vida sócio- educacional durante a trajetória escolar.
Entender que o ambiente escolar precisa ser cuidado, respeitando as necessidades de desenvolvimento dos alunos, em seus aspectos físicos, afetivo, cognitivo e criativo.
Defender a grande dimensão que o espaço físico influência na aprendizagem das crianças , no ensino fundamental I .
Metodologia
Pretende – se realizar entrevistas com professores, pais e alunos através de questionários, buscando analisar como o espaço físico de aprendizagem escolar é vista por eles.
Solicitando também a representação dessa escola desejada por eles, onde irá possibilitar uma compreensão melhor desse espaço. Fazendo uma relação com ambiente no qual eles estão inseridos. Questionando como eles gostariam que fosse esse espaço, onde passam uma grande parte do dia . Após as respostas das entrevistas abrir uma discussão verificando o resultado alinhando com alguns teóricos, que defendam um espaço sócio educacional.
...