Informatica Educativa
Trabalho Escolar: Informatica Educativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vaneser • 9/11/2013 • 1.368 Palavras (6 Páginas) • 493 Visualizações
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARANAGUAMIRIM
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE
OFICINA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA
1. Resumo do Projeto
Entidade Centro de Referência de Assistência Social Paranaguamirim
Endereço Rua: Antonio Wronski, 305
Telefone (47)3438-8065 (47)3466-4270
Responsável pelo projeto/fone/email Vanessa Alves Valentini (47) 8876-3527 vanes_bio@hotmail.com
Janimari dos Passos Budal (47) 9922-7978 janipbudal@gmail.com
Nome do Projeto Oficina de Informática Educativa
Objetivo geral Promover a inclusão social de crianças e adolescentes excluídos digitalmente, utilizando a oficina e as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania.
Objeto a ser financiado Equipamentos Eletrônicos, monitores, móveis
Público alvo/faixa etária Crianças e adolescentes 6 a 17 anos
Quantidade de atendimento 56 crianças/adolescentes
Valor solicitado ao CMDCA R$ 24.767,00
Valor Total do Projeto R$ 24.767,00
1.1 DADOS INSTITUCIONAIS
• Oficina de Informática Educativa
• Centro de Referência de Assistência Social Paranaguamirim
• Rua: Antonio Wronski, 305
• Telefone (47)3466-4270 (47)3438-8065
• 2008
• Prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de serviços e a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social, estando atento às necessidades do território onde ele está inserido.
• Iara Lúcia Pereira
• Janimari dos Passos Budal e Vanessa Alves Valentini
Nome Função Telefone/ e-mail
Janimari dos Passos Budal Educadora (47) 9922-7978
janipbudal@gmail.com
Vanessa Alves Valentini Educadora (47) 8876-3527
vanes_bio@hotmail.com
1.2 IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE
O Centro de Referência de Assistência Social do Paranaguamirim é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. (Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, pág. 9)
Foi inaugurado em 04 de setembro de 2008, situado na rua Antonio Wronski, 305 Paranaguamirim, onde há uma grande demanda de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade devido à população ser em sua maioria famílias advindas de outros territórios.
2. APRESENTAÇÃO COM JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Por estarmos inseridos no maior território de CRAS em Joinville e termos uma grande demanda de crianças e adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é organizado a partir do Caderno de Orientações Técnicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos que menciona a necessidade de oficinas diversas de modo a enriquecer o trabalho desenvolvido nos grupos. A Oficina de Informática Educativa é uma alternativa que diz respeito não só às máquinas, servindo como ferramenta para fornecer a crianças e adolescentes participantes condições que lhes permitam decifrar e acessar, na medida do possível, as mudanças em curso.
É importante que se ofereça às crianças e, especialmente, aos adolescentes a inclusão nas tecnologias da informação e da comunicação. As atividades devem ser suficientemente diversificadas e concebidas de modo a não se tornarem um fator suplementar de exclusão social. Desse modo, essas linguagens tecnológicas poderão constituir, de imediato e para todos, caminho para o enriquecimento contínuo de saberes e exercício de cidadania.
A presença de computadores nos Núcleos pode parecer fantasiosa perante as reais condições de muitos desses locais. Entretanto, é importante que se invista em alternativas, como parcerias, intersetorialidade, uso de espaços compartilhados, para que o acesso a computadores seja uma realidade. (Orientações Técnicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos, pág. 117)
2.1 OBJETO A SER FINANCIADO
Equipar sala com: 10 notebook, 1 impressora a jato de tinta colorida, cartuchos de tinta para a impressora, 1 câmera digital semi profissional.
3. PÚBLICO ALVO
Crianças e adolescentes participantes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no CRAS Paranaguamirim.
População Nº de atendimento
...