Informatica Educativa
Casos: Informatica Educativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priesandro • 3/6/2014 • 2.303 Palavras (10 Páginas) • 326 Visualizações
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL UNIFICADA CAMPOGRANDENSE
FACULDADES INTEGRADAS CAMPO-GRANDENSES
CURSO: PEDAGOGIA
Informática Educativa
Abril/2014
Informática Educativa
Trabalho apresentado como requisito
parcial para a aprovação da disciplina
Informática Educativa das Faculdades
Integradas Campo-Grandenses.
RIO DE JANEIRO
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................03
2 A INFORMÁTICA EDUCATIVA NO MUNDO.......................................04
2.1 A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS..........04
2.2 A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DA FRANÇA..............................05
3 A INFORMÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL........................................07
4 OS PROJETOS INICIAIS.......................................................................08
4.1.1 PROJETO EDUCOM....................................................................08
4.1.2 PROJETO FORMAR....................................................................09
4.1.3 PROJETO Cied............................................................................10
5 A CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM INFORMÁTICA
EDUCATIVA...........................................................................................10
6 PROJETOS EDUCATIVOS COM O AUXÍLIO DA INCLUSÃO
DIGITAL..................................................................................................10
7 CONCLUSÃO.........................................................................................11
8 REFERÊNCIAS.......................................................................................12
INRODUÇÃO
O Presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar um breve histórico da informática educativa em alguns países do mundo como Estados Unidos e França e conhecer especialmente a história da informática educativa no Brasil, assim como os projetos pioneiros.
Procura expor a importância da capacitação dos profissionais da informática educativa devido as dificuldades de muitos docentes de compreender a necessidade da utilização desta tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, assim como apresentar alguns dos projetos educativos que se utilizam do auxílio da inclusão digital, isto é a utilização de recursos tecnológicos nas aulas.
A Metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com informações encontradas em revistas e texto de trabalhos acadêmicos em sites da internet.
A INFORMÁTICA EDUCATIVA NO MUNDO
A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS..
De acordo com a Revista Brasileira de Informática na Educação, o início da Informática na Educação nos Estados Unidos, no princípio dos anos 70, Os recursos tecnológicos existentes no sistema educacional de 1° e 2° graus nos Estados Unidos em 1975 era semelhante ao que existia no Brasil. Segundo Ahl (1977), a tecnologia existente nas escolas americanas era a do giz e quadro-negro. O número de escolas que usavam computadores como recurso educacional era muito pequeno. Por outro lado, as universidades já dispunham de muitas experiências sobre o uso do computador na educação. No início dos anos 60, diversos software de instrução programada foram implementados no computador, concretizando a máquina de ensinar idealizada por Skinner no início dos anos 50. Nascia a instrução auxiliada por computador ou o Computer-Aided Instruction (CAI), produzida por empresas como IBM, RCA e Digital e utilizada principalmente nas universidades.
A presença dos CAIs foi essencial para promover a discussão de questões mais profundas de ordem pedagógica. Isso ficou evidente na conferência Ten-Year Forecast for Computer and Communication: Implications for Education, realizada em 1975. Porém as dificuldades da disseminação do CAI eram de ordem técnica. Já a reforma da educação o problema era o de entender os conceitos sobre aprendizado, preparação de manware e a falta de uma concepção sobre a real necessidade de tal mudança no ensino. A polêmica deveria ser o foco da discussão da conferência, como disse o organizador do documento (Seidel, 1977), mas os participantes estavam mais preocupados em oferecer seus produtos do que em discutir as intenções da educação.
O aparecimento dos microcomputadores em 1980 incentivou uma enorme produção e diversificação de CAIs, como tutoriais, programas de demonstração, exercício-e-prática, avaliação do aprendizado, jogos educacionais e simulação nas escolas. O computador é amplamente utilizado na maioria das escolas de 1° e 2° graus e universidades. No entanto, isso não significa que a utilização maciça do computador tenha provocado ou introduzido mudanças pedagógicas. Pelo contrário a mudança pedagógica, ainda que muito lenta, foi motivada pelo avanço tecnológico e não por iniciativa do setor educacional.
A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DA FRANÇA
A questão da Informática na Educação, a França foi o primeiro país ocidental que se planejou como nação para enfrentar e vencer o desafio da informática na educação e servir de modelo para o mundo. A perda da supremacia cultural para os Estados Unidos e o ingresso da França no Mercado Comum Europeu levou os
...