INFORMÁTICA EDUCATIVA
Por: Ale78 • 6/2/2017 • Trabalho acadêmico • 5.326 Palavras (22 Páginas) • 311 Visualizações
ALESSANDRA VAZ DE AVILA
INFORMÁTICA EDUCATIVA
PELOTAS
2006
ALESSANDRA VAZ DE AVILA[pic 1]
INFORMÁTICA EDUCATIVA
Trabalho de conclusão de curso apresentado para a Graduação em Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas como requisito parcial para obtenção do título de licenciado em Pedagogia
Orientadoras: Profas. Ieda Assumpção e Maria Laura Moraes
Pelotas
2006
[pic 2]
BANCA EXAMINADORA
Presidente e orientadora Profª. Maria Laura Moraes
1º Examinadora Profª. Ieda Assumpção
2º Examinador Profª. Heloisa do Rosário
Pelotas, 7 de Dezembro de 2006.
[pic 3]
Dedico a conclusão deste trabalho aos meus dedos dormentes, às minhas unhas roidas, aos meus olhos inchados, às minhas costas doloridas, mas, acima de tudo, ao meu filho Murilo, por todos os sorrisos brotados em cada manhã das noites em que passei em claro.
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da Macmilícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar [pic 4]
Pela Internet
Gilberto Gil
SUMÁRIO[pic 5]
INTRODUÇÃO......................................................................................................... 6
1. A EDUCAÇÃO...................................................................................................... 8
2. A INFORMÁTICA................................................................................................. 9
3. A ERA DA TECNOLOGIA.................................................................................. 11
4. A INFORMÁTICA ENTRA NA ESCOLA............................................................. 13 4.1 Uma Ferramenta Pedagógica....................................................................... 14 4.1 Computador x Aluno..................................................................................... 16 4.1 O Papel do Professor.................................................................................... 17
5. SOFTWARES EDUCACIONAIS......................................................................... 19 5.1 A Abordagem Educacional na visão Behaviorista........................................ 20 5.2 A Abordagem Educacional na visão Construtivista...........................................21
CONCLUSÃO.......................................................................................................... 22
REFERÊNCIAS .........................................................................................................23
[pic 6]
INTRODUÇÃO
Frente à grande difusão dos meios de comunicação e da alta tecnologia crescente nos últimos anos, a informática está se transformando num processo irreversível, também dentro das escolas. Como a revolução industrial no século XVIII, agora, vivemos a revolução da informação. Atualmente, o concorrido mercado de trabalho, das mais diversas áreas profissionais exige uma formação mais técnica e abrangente nesse sentido, o que acarreta na exclusão dos mais despreparados e na necessidade de habilitar cada vez mais cedo as crianças que, hoje em dia, já nascem integradas neste contexto tecnológico, obrigando a escola a adequar-se conforme essa nova realidade.
É preciso que se revejam os paradigmas ultrapassados para que as mudanças necessárias sejam efetuadas afim de que nossas crianças e adolescentes possam ter a oportunidade de competir dentro dessa nova realidade cultural e social.
As tecnologias intelectuais desempenham um papel fundamental nos processos cognitivos, mesmo nos mais cotidianos; para perceber isto, basta pensar no lugar ocupado pela escrita nas sociedades desenvolvidas contemporâneas. (Lévy, 1993)
O computador é uma das ferramentas mais utilizadas e imprescindíveis hoje em dia e já está presente em muitas escolas, contribuindo nas mais simples tarefas, e em todas as universidades, facilitando muito, por exemplo, a acessibilidade a cursos superiores à pessoas que, por uma razão ou outra, não possam freqüentar um curso regular.
A grande demanda de informações e a facilidade com que estas chegam a qualquer parte do mundo com cores, som e movimento num simples apertar de botão faz com que o aluno perca completamente o interesse em uma aula onde há apenas giz e quadro negro.
Podemos afirmar que a informática chegou para incorporar na aprendizagem tradicional, já que, na escola, geralmente, ela não é proposta como uma disciplina a ser ensinada por si mesma e sim para que o professor possa utilizá-la como recurso, tornando suas aulas mais ilustrativas, atrativas e também mais ágeis, pela praticidade. O professor, no entanto, deve qualificar-se a fim de saber utilizar esse recurso e principalmente saber utilizar de maneira adequada, sempre atento para os processos de ensino-aprendizagem, conferindo-lhes significado pedagógico e superando as barreiras impostas pelas perspectivas educacionais.
...