Informação Gerencial
Trabalho Universitário: Informação Gerencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dave2015 • 17/3/2015 • 1.389 Palavras (6 Páginas) • 249 Visualizações
INTRODUÇÃO
Um dos maiores desafios dos sistemas de informações é assegurar de forma confiável a qualidade e agilidade da informação que é imprescindível para as organizações e seus gestores. Tornando-se um diferencial onde o planejamento coleta e seleciona dados, levando ao nível estratégico da organização para transformá-los em informações com alto aproveitamento para a definição de estratégias, planos e metas a se atingir.
Os sistemas de informações não dependem somente de informática ou tecnologia para serem elaborados, dependem sim de conhecimentos administrativos e operacionais. Pois as empresas sempre tiveram a necessidade de fazer os controles, seja financeiro, de produção ou de estoques. E esses controles eram feitos de forma manual, através de fichas arquivadas em armários, acumulando grande quantidade de papéis e dificultava a consulta rápida por gestores para adquirir alguma informação relativa ao controle daquele setor. Um exemplo é o que aconteceu com a Revolução Industrial, onde as empresas trocaram a manufatura para a utilização de máquinas o que aumentou em larga escala a produção, gerando com isso os estoques e sendo controlados por fichas de prateleiras, ou seja, um sistema de informações simples controlado por pessoas.
Ao longo dos anos, mais precisamente na década de 70 do século XX, surgiram os computadores nas organizações, sendo marcado como a era da informática. O computador começou a ser implantado para o controle de estoques que era com maior rigidez e rapidez, controlar o setor financeiro gerando melhorias para controle de entradas e saídas, ou seja, cada setor passou a ser controlado separadamente por computador. E com o tempo houve uma interligação entre os setores, havendo uma interação por meio de sistemas interligados por um só computador “mãe”, ligando todos os setores para facilitar a tomada de decisão por cada um.
A era da informação é responsável pelo valor adicional às tomadas de decisões pelo administrador, pelo objetivo de melhorar os resultados da empresa e o apoio de forma confiável da informação adquirida. Nesse sentido, o presente artigo tem objetivo de avaliar a importância dos sistemas de informações gerenciais na gestão das empresas para a tomada de decisões.
ETAPA 1
Afinal para que serve a TI?
Depende do nível de maturidade da empresa. As empresas no nível inicial de maturidade vêem a TI como uma despesa e não como um investimento. Admitem seu uso para controle e produtividade.
No segundo estágio de maturidade, a TI passa a ser importante para a redução de custos e controle de processos. Uma característica desse nível de maturidade é a ausência de um projeto global de TI e a análise de investimentos é feita por projeto, isoladamente.
No terceiro estágio de maturidade, a organização tem uma dependência maior de TI, porém seu crescimento dentro da organização é menor que o crescimento dos negócios. Os investimentos são necessários para acompanhar as necessidades do negócio.
No quarto estágio de maturidade, a organização vê a TI como um parceiro que pode ajudar no desenvolvimento de novos negócios e melhorar os processos atuais. Nesse estágio, os processos da empresa estão fortemente dependentes das tecnologias de informação e de sua integração com os processos.
O quinto estágio de maturidade, a organização encara a TI como um diferencial competitivo, tanto nos processos como na tomada de decisão. A TI é encarada como uma transformadora de processos e está alinhada aos objetivos organizacionais e apta a explorar novas oportunidades de negócio.
Conclui-se que o valor da TI ao negócio é proporcional ao nível de maturidade organizacional. Desta forma, é importante os gestores de TI agirem como agentes de mudança para motivar a transformação dos negócios.
A missão da TI deve ser de agregar valor ao negócio através de novas tecnologias e processos para reduzir os custos do negócio e mitigar riscos organizacionais. Deve liderar a inovação, tornando fácil o uso da tecnologia para facilitar o crescimento dos negócios.
Atividades de apoio da TI às organizações:
1. Melhorar os processos de negócios;
2. Controlar os custos operacionais da organização;
3. Melhorar a atratividade e crescimento do relacionamento com os clientes;
4. Aumentar a vantagem competitiva da organização;
5. Melhorar a agilidade e flexibilidade da organização;
6. Agregar inteligência aos produtos e serviços da empresa;
7. Evitar ruptura de negócios por falhas de segurança da informação;
8. Melhor o faturamento da organização;
9. Introduzir inovações rapidamente;
10. Reduzir os ciclos de inovação de produtos e serviços;
Projetos de tecnologia que a TI está envolvida nas organizações nos estágios de maior maturidade:
1. Aplicações de “business intelligence” (BI);
2. Implementação de tecnologias de segurança;
3. Implantação de soluções de mobilidades para as equipes de campo (manutenção e vendas);
4. Implantação de soluções de colaboração entre pessoas para apoiar a gestão do conhecimento organizacional;
5. Implantação de soluções de apoio a serviços aos clientes;
6. Implantação de soluções de integração de informações (SOA – services oriented architecture);
7. Gerenciamento do fluxo de informações (workflow);
8. Gestão das redes de dados, voz e imagem;
9. Implantação de soluções de virtualização de servidores e storage;
10. Modernização
...