TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações De Planejamento Logístico

Pesquisas Acadêmicas: Informações De Planejamento Logístico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 4

Informações de Planejamento Logístico

O desempenho do planejamento e controle gerencial depende da qualidade, forma e precisão das informações disponíveis.

As informações gerenciais auxiliam a projetar e a controlar o sistema logístico, identificar onde os dados são obtidos, como o sistema manipula esses dados e em que forma a informação é mais útil para o pessoal de logística.

Definição.

O sistema de informações gerenciais refere-se a todo equipamento, procedimentos e pessoal que criam um fluxo de informações utilizadas nas operações diárias de uma organização e no planejamento e controle global das atividades da mesma. Pode incluir o uso de computadores, mas estes não são obrigatórios. Uma quitanda precisa de um bom sistema de informações para registro de estoque, preços e contabilidade, assim como uma incorporação muito grande.

Um sistema de informações gerenciais é um sistema integrado homem/máquina, que providencia informações para apoiar as funções de operação, gerenciamento e tomada de decisão numa incorporação. O sistema utiliza hardware e software de computadores, procedimentos manuais, modelos gerenciais e de decisão e uma base de dados. O sistema de informações tem um papel de suporte à administração; está relacionado com todas as atividades da organização e, geralmente, usa computadores de alguma forma.

Sistema de informações logísticas (SIL) é um subsistema do sistema de informações gerenciais (SIG), que providencia a informação especificamente necessária par a administração logística.

As necessidades logísticas podem ser separadas em quatro níveis. A natureza da atividade indica não apenas o nível organizacional como também sua abrangência.

1. O nível mais baixo refere-se às transações e às consultas. Exemplos dessas atividades são consultas sobre o andamento de pedidos, verificação de estoque, preparação de manifestos e cotações de frete. Estas interações com o sistema ocorrem com grande frequência e, portanto, a velocidade da informação é muito importante. Os usuários típicos deste nível são o pessoal operacional, como funcionários administrativos par atendimento de pedidos e cálculo de fretes.

2. O segundo nível envolve o uso de informações pelos supervisores de primeira linha. Eles devem controlar a utilização de espaço, estoque, e produtividade da mão-de-obra nas operações de atendimento de pedidos. Um gerente de frotas deve ter pessoas, equipamentos e peças de reposição necessária para desempenhar o transporte e as entregas programadas. Há também necessidade de informações na forma de relatórios de andamento e planejamento, que podem ser gerados diariamente.

3. O terceiro nível pertence ao planejamento e controle táticos, sendo uma extensão do nível supervisório à medida que seu ciclo de replanejamento for geralmente menor que um ano e maior que um dia. Alguns exemplos são: reavaliação dos pontos de reposição de inventario, seleção de transportadoras, arranjo físico de armazéns e planejamento de espaço e transporte com sazonalidade. Estas tarefas geralmente envolvem a média gerencia, como o gerente de distribuição física ou de transporte.

4. O quarto nível pertence ao planejamento estratégico (longo prazo) e envolve a definição de metas, politicas e objetivos, decidindo toda a estrutura logística e, portanto, os recursos necessários para executar a distribuição e o suprimento. A velocidade do fluxo de informações raramente é critica e o sistema é consultado com frequência irregular. Procedimentos e armazenagem de dados sem acesso instantâneo (off-line) podem ser satisfatórios neste nível de planejamento.

Características de um sistema de informações

Sistemas manuais e computadorizados são basicamente os mesmos. Um sistema bem projetado apoia os usos da administração.

As características básicas de um sistema integrado de informações são: transferir, armazenar e transformar informação.

O sistema de informações deve ser capaz de movimentar a informação desde os pontos onde é obtida até os pontos onde é necessária.

A armazenagem de informações é outra função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com