Inovação na Economia
Por: qwerty12345 • 27/9/2016 • Seminário • 500 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1]
ECONOMIA INDUSTRIAL
INOVAÇÃO
PROF. ENZO BARBERIO MARIANO
Daniel Jihoon Lee
Felipe Oliveira Mantovani
João Pedro Arato Fraga
Sérgio Approbato Machado Neto
Bauru – 2015
A economia de inovação
A inovação é um processo adotado no cenário econômico atual por muitas empresas interessadas tanto em crescer e dominar seus setores quanto em adentrar em novos mercados e bater de frente à empresas já renomadas em seus setores. As empresas que são destaques no quesito inovação, nitidamente se destacam como líderes de mercado e em seus retornos financeiros, frutos dos investimentos nos seus setores de pesquisa e desenvolvimento, P&D como são conhecidos. Depois de anos de pesquisas e testes, uma das maiores empresas do mundo, responsável pelo desenvolvimento do sistema de celulares Android, e com um domínio extenso na Internet, a Google criou um produto inovador inimaginável, um complemento aos smartphones, o chamado Google Glass, um óculos altamente tecnológico com funções e design surpreendentes.
Pode-se dizer que a inovação é o processo de criação de um produto novo ou também realizar melhorias e complementar um produto já existente. E esse processo pode ser chamado de radical quando se cria algo totalmente diferente do conhecido. O processo de inovação tem alguns objetivos base como: vantagem competitiva, fidelização de clientes, liderança de mercado, entre outros. Com base nisso e nos rankings de investimento em P&D, vemos a Google com valores altíssimos em investimentos, cerca de 8 bilhóes de dólares. Como uma das suas últimas criações, temos o Google Glass, o qual é um complemento aos smartphones convencionais, tão popularizados no cenário mundial contemporâneo.
Esse produto inovador tem como especificações técnicas: display de alta resolução, anatomia a qualquer formato de rosto, câmera para fotos e gravação de vídeos em HD, conectividade Bluetooth e Wi-Fi, GPS, além de realizar chamadas de áudio e vídeo, possuir armazenamento físico e nas nuvens, e dispositivo de áudio com o sistema Bone Conduction Transducer, que transmite sons por meio dos ossos do crânio. O óculos quando colocado, tem seu funcionamento da seguinte forma: o óculos emite uma luz que, por meio de um miniprisma acoplado, transfere a imagem para a retina do usuário, funcionando como uma tela de um miniprojetor flutuante, onde a visão real e virtual se convergem em uma só realidade.
É nitido a costumeira discrepância usual no mundo das empresas que optam pela inovação como sua estratégia. A linha é tênue entre o lucro otimizado e as despesas causadas pelos bilhões investidos em pesquisas que não dão em nada, ou geram produtos que simplesmente não retornam as expectativas criadas. O Google Glass por si só é um desafio pela qual a Google decidiu enfrentar. Um produto extremamente inovador gera uma reação na sociedade, e esta última pode não estar preparada para tal mudança, isso foi o que mais deu dor de cabeça para os executivos da empresa.
...