TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação Tecnologica

Projeto de pesquisa: Inovação Tecnologica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Inovação Tecnológica

Curso: Engenharia de Produção

Professor: Jairo Henkes

Nome do aluno:

Data: 08/08/14

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Tendo em conta os estudos que você já realizou - desde as considerações sobre a economia do conhecimento, inovação e sustentabilidade, passando pelas teorias da criatividade, até chegar propriamente à discussão da inovação tecnológica - leia o texto a seguir e responda às questões posteriores.

HENNING KABERMANN: A SEPARAÇÃO DAS ÁGUAS EM SOFTWARE NA SAP

A SAP, uma empresa de 33 anos de existência, com sede a milhares de quilômetros do Vale do Silício na pequena Waldorf, Alemanha, estabeleceu, nos anos 90, o padrão-ouro para o software que as corporações utilizam para gerenciar seus negócios. Cerca de 27.000 empresas, dentre as maiores organizações do mundo, automatizaram tudo, desde a contabilidade e produção até relações com clientes e fornecedores, usando o software SAP. Isso a torna a líder de vendas de grandes programas corporativos, com um recorde, atingindo a receita de US$ 9,5 bilhões em 2004, um crescimento de 7%, gerando lucros de mais de US$ 1,6 bilhões. Os analistas predizem que as receitas subiram 11% neste ano, e as ações da SAP estão próximas de 52 semanas consecutivas em alta.

A história da SAP parece cor-de-rosa, exceto por um problema aborrecido. Seus programas diabolicamente complexos e notoriamente inflexíveis funcionaram bem para as empresas do século XX. Porém, na medida em que um número crescente de clientes SAP está adotando um modelo de negócio mais rápido e ágil, esse conjunto de clientes precisa de softwares que sejam mais simples e fácil de modificar. Afrontados pela globalização, terceirização de mão-de-obra, regulamentações mutáveis e rápidas mudanças tecnológicas, essas empresas clientes não podem mais suportar a espera de alguns poucos anos para que um exército de programadores alemães coloque no mercado uma nova atualização de software. "Há dez anos, os clientes de software queriam estabilidade e confiabilidade, e nós dávamos-lhes ambas as coisas", diz o presidente da SAP Henning Kabermann, 57. "No momento atual, eles querem vantagem competitiva, diferenciação e, acima de tudo, velocidade."

Graças ao jovem e dinâmico executivo, chamado Agassi, a SAP tem uma resposta para isso. Desde 2001, quando a SAP comprou de Agassi sua empresa Start Up de San José (Califórnia), denominada Top Tier Software, esse israelense de 36 anos de idade liderou uma campanha interna para abrir o fechado software da SAP e torná-lo mais fácil para clientes modificarem aplicativos segundo suas necessidades. Assim, Agassi começou a oferecer pedaços de software mais flexível, em 2003, permitindo que os clientes possam encaixá-los ou separá-los como legos. Essas peças são coladas pelos serviços abertos Web. A vantagem: os clientes podem escolher apenas aquilo de que necessitam e mesmo fazer acréscimos de partes fornecidas por outras empresas diferentes da SAP. Isso permitirá que elas criem e modifiquem aplicativos mais rapidamente e de forma mais barata que podem fazer hoje.

Há, também, um benefício de engenharia para a SAP. Seus programadores estarão capacitados a desenvolver softwares em pedaços pequenos, acelerando o fornecimento de novas funções. Ao invés de esperar anos entre lançamentos de softwares enormes, pode haver o que a empresa chama de contínua "esteira" de melhorias. "Isso é mudança de jogo", diz Agassi, que foi nomeado em maio de 2003, chefe de desenvolvimento de produto.

Em poucos anos, a SAP lançará produtos completamente renovados, que serão muito mais maleáveis que quaisquer outros que a empresa tenha oferecido antes.

"A SAP está estabelecendo o padrão que outras vendedoras de aplicativos inevitavelmente terão que seguir", diz Nick Earle, vice-presidente da Cisco para Europa, Oriente Médio e África. Ao mesmo tempo, mais de 1300 clientes da SAP, incluindo a Colgate-Palmolive, Aventis e Whirpool, estão dispostas a servir de referência para compradores potenciais do NetWeaver (a nova tecnologia desenvolvida pela SAP).

Se o NetWeaver pegar, e os usuários da SAP já estão começando a contar histórias sobre o NetWeaver que emprestam credibilidade à estratégia da empresa, a SAP terá a oportunidade de ganhar poder e influência enormes. O NetWeaver poderá definir um padrão para o setor, criando novos aplicativos de negócio. Milhares de desenvolvedores independentes podem começar a desenvolver programas especializados que se liguem ao esquema do NetWeaver. Isso daria a SAP acesso a milhões de novos consumidores, cujos negócios eram muito pequenos para usar o antigo software da SAP, de tamanho único, que poderia custar centenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com