Instalações Eletricas
Monografias: Instalações Eletricas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 31/3/2014 • 472 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
1. INSTALACÕES ELÉTRICAS
1.1 Introdução
O presente trabalho se propõe a apresentar sobre instalações elétricas.
Para que a energia elétrica possa ser utilizada em residências, prédios e indústrias são necessários a montagem de um conjunto de condutores elétricos, proteções, controles e acessórios especialmente instalados para tal finalidade e que são regidos por normas técnicas especificas, principalmente aNR-10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade) e NBR-5410 (Instalações elétricas em baixa tensão), entre outras não menos importantes.
1.2 Normas
O regulamento é baseado na NBR 5410, norma que existe há mais de duas décadas e que foi elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para orientar as instalações elétricas. Sendo consolidado, este regulamento será publicado por meio de uma portaria, obrigando a efetiva aplicação do conteúdo da norma. No Brasil, o projeto, a execução e a manutenção das instalações elétricas prediais são regidos pela norma NBR 5410/2004, vigente, que, diga-se de passagem, é bastante enfática quanto à segurança das pessoas e de bens patrimoniais em todas as suas prescrições e recomendações técnicas. Uma norma brasileira registrada (NBR) é um documento elaborado segundo procedimentos e conceitos emanados de um sistema nacional de metrologia, normalização e qualidade industrial (SINMETRO), segundo a Lei 5.966, de 11 de dezembro de 1973, e que demais documentos legais desta decorrente, são resultantes de todo um processo de consenso nos diferentes fóruns do sistema os quais são integradas por entidades públicas e privadas, entre elas temos a ABNT, que exerce atividades relacionadas com metrologia, normalização, qualidade industrial e certificação de conformidade.
A regulamentação da NBR 5410 se deve em boa parte a evolução técnica e aos interesses de diversas entidades envolvidas nos processos de projetos, execução e manutenção das instalações elétricas, bem como, a fabricação de componentes e equipamentos elétricos, da prestação de serviços dos laboratórios de ensaios e de órgãos certificadores.
1.3 Instalação elétrica de uma residência:
Na maioria das instalações elétricas de uma residência, entram três fios que vem do poste para a caixa de luz e passam pelo relógio medidor, dois desses fios são chamados de vivos ou fase e o outro são chamados de neutro. Em seguida, esses fios passam pela chave geral que serve como interruptor de toda a instalação. Da chave geral, saem quatro fios, que se separam em duas chaves, a chave de 110 volts, que tem um fio fase e um fio neutro, e a chave de 220 volts, que tem os dois fios fase. Assim, se a instalação não tiver três fios não poderá ter chaves de 220volts já que só terá um fio fase e um neutro.
1.4 Conclusão
A instalação elétrica envolve as etapas do projeto e da implementação física das ligações elétricas, que garantirão o fornecimento de energia em determinação local. Enfim... É a este conjunto de componentes elétricos, dispositivos de segurança, condutores e normas técnicas especificas que chamamos de “Instalações Elétricas”.
1.5 Referencias
GUSSOW, Milton. Eletricidade básica. São Paulo: Editora McGraw-Hill,1985,566p.
http://www.ceee.com.br/pportal/ceee/Component/Controller.aspx?CC=3333
...