Integração de processos na cadeia de suprimentos e serviço ao cliente
Projeto de pesquisa: Integração de processos na cadeia de suprimentos e serviço ao cliente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: THUNGUINHOS • 13/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.720 Palavras (7 Páginas) • 342 Visualizações
SUMÁRIO
Apresentação 3
Como desenhar a rede logística 6
A logística como ferramenta para a melhoria do desempenho em pequenas
empresas 7
Gargalos 8
Integração de processos na cadeia de suprimentos e desempenho do
serviço ao cliente: um estudo na indústria calçadista de Franca 9
Propostas de melhorias 11
Gerenciamento de risco 13
Bibliografia 15
CAMPINAS FAC3 / SP
2014
ETAPA 1
COOPERFLORA
Criada em 1999 por um grupo de produtores de Holambra (São Paulo), a Cooperflora tem como competência-chave levar flores (corte ou vasos) de qualidade a todas as regiões do Brasil, e, assim, valorizar e desenvolver a produção de seus cooperados.
Holambra –SP
Atacado,varejo e decorador
Grande
Disponibilizar flores de qualidade de forma inovadora proporcionando emoções.
Transparência, comprometimento, qualidade, cooperativismo, sustentabilidade, profissionalismo, ética/honestidade
Flores de corte
Classe ABC
Luciano Joaquim dos Santos
Passo 1
COMO DESENHAR A REDE LOGÍSTICA –
DO PROCESSO AO SUPPLY CHAIN
Com base no conceito de logística em que se deve colocar o produto certo na hora certa e ao menor custo possível, buscando a sinergia em compreender as área operacionais (suprimento, produção e distribuição), desde a matéria prima até o produto acabado.
Garantir que os processos envolvidos (clientes internos, fornecedores internos) estejam dentro dos conceitos de qualidade, incluindo o deslocamento do produto no seu modo estático ou dinâmico sem defeitos, buscando assim minimizar os custos e sempre melhorar os níveis de serviço.
O conjunto de empresas que produzem matérias primas, partes, sub-conjuntos e conjuntos de um determinado produto de consumo formam uma cadeia de suprimentos “supply chain” e pode ser representado analogamente da mesma forma que uma rede de processos logísticos, tornando assim o processo logístico o componente básico de qualquer cadeia de suprimento.
Passo 2
A LOGÍSTICA COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO EM PEQUENAS EMPRESAS
Nos dias de hoje a logística esta se tornando uma dos principais instrumentos para o aumento da competitividade, passando assim a visualizar o fluxo de materiais, de informações e de recursos financeiros deixando de ser vista como interfuncional se tornando interorganizacional.
A grande mudança proporcionada pela logística é a integração das atividades onde fornecedores e distribuição agregam fluxo de materiais, informações e financeiro.
A análise feita agora sobre o papel da logística verificar que o valor entregue ao cliente é igual ao valor total obtido pelo cliente menos o custo total de obtenção do valor, incluindo assim suas percepções relacionadas ao produto e seus agregados.
No contexto estratégico a logística contribui para que a empresa consiga maximizar o valor entregue e o valor agregado por ela, incluindo custos de oportunidades. Podendo ser dividido em nível de serviço e custos.
No entanto nos dias de hoje pequenas e grandes empresas devem focar é em definir uma proposta de valor, selecionar os clientes alvo, e projetar um sistema logístico capaz de entregar o valor proposto ao menos custo possível, levando sempre em consideração que se deve medir seu custo logístico medindo sua totalidade com gastos com transportes, armazenagem, manutenção de estoque e processamento de pedidos levando sempre em consideração as informações de suprimentos com previsões de compra por parte dos clientes para se programar conforme o necessário.
ETAPA 2
Passo 1
Gargalos.
• Grade de Agendamento para Clientes que carregam na Cooperflora
• Grade de Agendamento com as Transportadoras
• Extensão do Horário de Expedição até 18 hs (sem comunicação oficial mas para suprir as demandas excepcionais)
• Antecipar os clientes de maior volume para carregamento na 3ª feira: Leoflor, Evelyn, José Viriato, DDP Barbosa, Ramos e JJ
• Para Ponto Avançado anteciparemos as separações dos carregamentos de 4ª feira na 3ª feira, e os de 2ª feira no Sábado.
Passo 2
Encontramos no decorrer do inicio da primavera passamos por gargalos com quantidade de pessoas pois quando estamos nessa estação necessitamos a contratação de terceiros devido o grande volume de produção decorrente das semanas 41 a 51.
Percebemos os gargalos por conta do excesso de hora extra,
...