Introdução Informática Básica
Monografias: Introdução Informática Básica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicaluisaa • 26/5/2014 • 2.671 Palavras (11 Páginas) • 413 Visualizações
Introdução
Este material tem como objetivo, ensinar os procedimentos básicos para iniciar o uso de computadores.
O conteúdo deste material tem o objetivo de capacitar o aluno a executar rotinas que auxiliem no curso desta instituição educacional, utilizando o computador como uma ferramenta para auxilio no seu aprendizado.
Com este material o aluno será capaz de utilizar um computador para acesso á internet, realizar pesquisas, baixar e manipular arquivos. O aluno também estará capacitado a utilizar ferramentas de edição de textos, planilha eletrônica de cálculos, apresentações e a imprimir documentos.
Computador/Periféricos
1- CPU (Computador)
2- Monitor
3- Teclado
4- Mouse
5- Caixas de som
Usuário/Senha
Em locais onde muitas pessoas utilizam o mesmo computador, existe a necessidade que o usuário possua uma identificação pessoal, para garantir sua privacidade e segurança na utilização do sistema. Essa identificação trata-se de um “usuário” e “senha” que devem ser obtidos através de um administrador da rede.
Para efetuar o “Login” em um computador em rede, primeiramente pressione as teclas “Ctrl-Alt-Delete”, logo após inserir o usuário e senha.
Sistema operacional Windows XP
O Windows é um sistema operacional criado pela empresa Microsoft, e atualmente o mais utilizado em microcomputadores no mundo. Existem vários sistemas operacionais, porém o foco deste material se limita a informações básicas sobre o Windows XP e seu funcionamento.
Um computador não possui nenhuma utilidade prática sem pelo menos um sistema operacional instalado. Resumidamente, sistema operacional é responsável pelo funcionamento do computador, controle dos periféricos (mouse, teclado, impressora, etc), execução de programas, etc.
A interface do Windows é baseada num padrão de janelas que exibem informações e recebem respostas dos usuários através do teclado ou de cliques do mouse. O Windows vem com um conjunto de ferramentas como calculadora, editor de texto, editor de imagens, etc.
Menu Iniciar
É onde estão localizados todos os programas que estão instalados no computador. Seu acesso pode ser feito pelo mouse, clicando no botão Iniciar ou pelo teclado pressionando a tecla com o símbolo do Windows .
Ícone
São os símbolos que representam as pastas, programas, arquivos ou links existentes no sistema operacional. Os ícones podem ser facilmente manipulados pelos usuários.
Área de trabalho ou “Desktop”
É a área principal do Windows, pode ser facilmente modificado para personalizar da maneira que o usuário desejar.
Papel de parede/Proteção de Tela
É a imagem que aparece no fundo da área de trabalho. Essa imagem pode ser facilmente modificada.
Barra de tarefas
Serve para tornar o acesso mais rápido a pastas, programas, arquivos e links. Os programas que estão sendo utilizados pelo usuário ou apenas abertos e não usados, ficam disponíveis para acesso imediato.
A barra de tarefas pode ser exibida em baixo, em cima e nas laterais, ou pode ficar oculta dependendo da preferência do usuário.
Janelas
Toda vez que um programa ou aplicativo for executado no Windows, ele será visualizado na forma de janelas.
Características das janelas:
• Área retangular selecionável, móvel e de dimensões que podem ser alterados;
• Menu de opções;
• Botões que na parte superior direito da janela, que permitem minimizar, maximizar e fechar a janela;
• Barras de rolagem verticais e horizontais que permitem a visualização do conteúdo da janela.
Programas e Arquivos
Existe uma diferença muito grande entre programa e arquivo. Programa é o software utilizado para a criação dos arquivos. Exemplo: o MS Excel é o programa usado para a criação de arquivos de planilhas, o MS Word é o programa específico para a elaboração de arquivos de texto.
Windows Explorer
É um programa (aplicativo) que permite visualizar as pastas, arquivos e programas que estão armazenados no computador. Este aplicativo permite a criação, cópias, eliminação, movimentação de pastas, arquivos e programas.
Pastas são como os fichários dos escritórios, onde ficam guardados subpastas, arquivos e programas.
Pastas e Arquivos
Após a criação do arquivo é possível sua organização por meio de pastas. Quando executamos vários trabalhos em um programa específico, criamos com isso diferentes tipos de arquivos e para não misturar uns com os outros, o que dificulta na hora de procurar por um deles, colocamos cada um dos tipos em suas respectivas pastas.
Exemplo:
Dispositivos de armazenamento
Existem diversas formas de armazenar arquivos. A maneira mais comum é guardar os arquivos dentro do próprio HD, devido a sua grande capacidade de armazenamento. Já os dispositivos removíveis possibilitam que o usuário transporte informações pastas, arquivos ou programas de um computador para outro.
Dentre os principais dispositivos removíveis temos:
• Disquete
• CD/DVD-ROM
• HD externo
• Pen-Drive
...