Introdução à Engenharia De Minas
Ensaios: Introdução à Engenharia De Minas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuckasVinicius • 28/9/2014 • 613 Palavras (3 Páginas) • 283 Visualizações
Atuação Profissional A profissão de Engenharia de Minas foi regulamentada originalmente pelo Decreto N.º 3.569/33 e possui um campo de atuação bastante amplo, envolvendo toda a tecnologia mineral. As atribuições se relacionam com as áreas de prospecção, exploração, lavra e tratamento de minérios. No Brasil, bem como em outros países, o Engenheiro de Minas deve ser capaz de trabalhar em qualquer uma dessas áreas. O campo de atuação profissional abrange empresas mineradoras, centros de pesquisa científica e/ou tecnológica, empresas de consultoria, engenharia e prestação de serviços e instituições de ensino.
INTRODUÇÃO
No curso básico, o aluno estuda matemática, química, física e computação. A formação específica inclui geologia, mineralogia, topografia, transporte em mineração, lavra, geomecânica, perfuração e desmonte de rochas, engenharia ambiental para a mineração etc. Estuda-se também economia, conhecimento que ajudará o profissional a avaliar a viabilidade de projetos de exploração mineral.
INTRODUÇÃO
O engenheiro de minas pode trabalhar em ambientes fechados (nos escritórios, interpretando dados de um computador), em indústrias (definindo os processos mais adequados ao beneficiamento de cada mineral) ou no campo (pesquisando e/ou lavrando bens minerais).
Objetivo Geral
O curso tem por objetivo formar profissionais capacitados para atuarem nas varias áreas do setor da mineração e industrial: pesquisa mineral, prospecção, exploração, explotação e beneficiamento de minérios e no desenvolvimento de tecnologias. Além de formar profissionais capacitados para atuarem no controle ambiental na mineração.
Objetivos Específicos
Planejar e supervisionar a extração de minérios; Desenvolver novas tecnologias para prospecção e lavras; Buscar novas tecnologias de beneficiamento e tratamento de minérios; Otimizar e reaproveitar a jazida; Caracterizar e empregar técnicas de avaliação de impactos ambientais em projetos de empreendimentos de mineração; Prever os danos e recuperar áreas degradadas pela extração mineral;
Objetivos Específicos
Desenvolver tecnologias para o tratamento e aplicação dos resíduos da mineração; Avaliar os instrumentos jurídicos (legislação ambiental) e econômicos para a gestão da exploração mineral; Valorizar experiências multi e interdisciplinares; Incentivar a pesquisa, visando ao desenvolvimento da ciência e tecnologia no nosso país; Formar profissionais aptos para sua inserção em diferentes setores do mercado de trabalho.
Competências
Pesquisa mineral; Lavra de Mina: Céu Aberto Subterrânea Economia Mineral; Beneficiamento de Minério Aberturas de vias subterrâneas. Captação de águas subterrâneas. Meio ambiente em mineração. Serviços afins e correlatos.
Fases pelas quais passa uma mineração FASES DA MINERAÇÃO
PROSPECÇÃO: Procura de uma jazida, visando sua descoberta.
EXPLORAÇÃO: Estudo do corpo considerado jazida empreendido
...