Introdução à logística
Projeto de pesquisa: Introdução à logística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gbrandao • 26/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.515 Palavras (7 Páginas) • 176 Visualizações
INTRODUÇÃO
Introdução à Logística
* Objetivos
* Introduzir a essência da logística empresarial e os seus principais objetivos.
* Apresentar os principais componentes da logística empresarial e as suas inter-relações ou seja, as suas atividades primárias e de apoio.
* Apresentar as características da logística integrada.
* Descrever os fluxos de planejamento e coordenação e de necessidades operacionais.
* Apresentar os ciclos de atividades logísticas e seus componentes.
Identificação da Empresa
Logística vem sendo apontada nos últimos anos como um dos principais instrumentos para o aumento da competitividade em empresas dos mais diversos setores.
Organização: RISK Distribuidora LTDA
Localização: Rua Vasco Massafeli Nº100,Cotia- SP Cep-06703-600
Segmento: Distribuidor Varejo.
Porte: MEDIO PORTE, 4 filiais, RJ/PR/SP.
Missão: “é manter a excelência dos alimentos, bebidas e derivados que produzimos e distribuímos, com respeito às pessoas e ao meio ambiente, integridade, honestidade e transparência.”.
Valores: “Mente aberta para mudanças, confiança, dedicação e comprometimento, participação ativa, vontade de trabalhar”.
Produtos comercializados: linha alimentícia nossos matinais, sobremesas, sucos e preparados para bolos, tortas e pudins trazem muito mais alegria, prazer e praticidade para a sua mesa. Tudo para que você e sua família fiquem totalmente satisfeitos.
Publico Alvo: Varejo.
Contato: José Carlos Valdemiro da Silva (Área Comercial externa).
Desenho Da rede de distribuição e comentario
A área de logística da empresa comporta todas as competências centrais da cadeia de suprimentos, desde a compra de produtos aos seus fornecedores, envolvendo matéria prima e insumos para a produção dos mesmos, produção em linhas especializadas de mão-de-obra, até a entrega de produtos a clientes finais. Há também preocupação com a logística reversa, no qual tratamos produtos de devolução em seu Centro de distribuição.
As suas atividades são como :
• Principais: Transportes, Manutenção de Estoques, Processamento de Pedidos.
• Secundárias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Suprimentos, matérias primas .Planejamento e Sistema de informação. Outra subdivisão da logística quanto ao ponto logística interna: cuida do fluxo interno de movimentação e distribuição, está ligada às áreas de suprimento e distribuição. logística de distribuição: física dos produtos, vai garantir o nível do serviço ofertado ao cliente. logística reversa: R.M.A.( remessa para manutenção e assistência), cuida da substituição e do conserto dos produtos com avaria. Irá apoiar o marketing para assegurar a imagem da empresa.
Análise do artigo do Autor Mauro Roberto
Ao ler o artigo “Como desenhar a rede logística – do processo ao Supply Chain”, foi possível notar que o processo logístico deve estar conectado ao conceito da logística, compreender as áreas operacionais (suprimentos, produção e distribuição), desde a matéria- prima até o produto acabado, acessar ao consumidor final, buscando minimizar os custos e melhorar o serviço. Para descrição de processo logístico é composto por procedimento estático (Stop), e um procedimento dinâmico (go), este conjunto de procedimento é conceito para exercer as atividades, fornecer o produto sem defeito, dentro do tempo, com menor custo possível e com garantia com serviço, chamado de Controle de Qualidade Total.
• Procedimento estático – É o processo que o produto passa para chegar ao consumidor final, exemplo: procedimento para fazer eletrônico uma TV (produção), estoque no almoxarifado (suprimento), e exposição nos postos de venda (distribuição). Importância de estocagem tem relação com a demanda do produto.
• Procedimento dinâmico – É definido como o deslocamento do produto entre dois procedimentos estático. Este deslocamento poderá ser realizado em qualquer dos subsistemas abrangidos pela logística. Exemplo: o transporte de um container, trazendo partes do produto para um processo logístico de montagem matéria-prima para produção do produto.
Autor define Suplly Chain como um conjunto de empresas que produzem matérias-primas, partes, sub- conjuntos e conjuntos de um determinado produto de consumo final que forma a cadeia, exemplo a Ford, tem vários parceiros que fabricam e manipula seus produtos para fabricação final do carro.
Mostrando as técnicas para desenhar a rede, ele diz que a simbologia da rede pode ser utilizada para desenhar qualquer tipo de rede, seja um processo pequeno ou até uma cadeia como um todo, mas que pudemos desenhar somente o ambiente que é de interesse. Mas para começar devemos realizar a partir do cliente, ou até mesmo pelo consumidor final (da frente para trás). Que a rede Supply Chain, deve ser feita por produto, iniciando com o produto de consumo final, até chegar aos fornecedores de matérias primas básica.
Finalizou falando do fluxo de caixa, nada mas é com um montante de caixa recebido e gasto pela empresa durante um período de tempo definido. Existe dois tipo de fluxo: o outflow é saída do caixa do capital, são os gastos e despesas, outro tipo é inflow é entrada de capital, resultado dos investimentos.
Vantagens Competitivas
Custos logísticos são um fator-chave para estimular o comércio e o varejo sendo assim uma indústria com produtos de nacionalidade Brasileira , custos de produção podem mais do que compensar os custos logísticos necessários para o transporte entre regiões com altos índices de qualidade e redução de custos onde por sua vez a concorrência é predominante, mas com produtos certificados pela ISO 9000 INMETRO, e pela Inspeções e Certificações Agropecuárias e Alimentícias (IBD) as tornas com um padrão no mercado e varejo bem ao perfil do consumidor
...