Ipiranga Marca
Pesquisas Acadêmicas: Ipiranga Marca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardobarcala • 23/5/2014 • 1.786 Palavras (8 Páginas) • 438 Visualizações
HISTORIA
A Ipiranga foi fundada em 1937, na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, no Brasil, como uma pequena refinaria de petróleo. Hoje, é a maior empresa privada do setor de distribuição de combustíveis no Brasil.
Na década de 1940, por causa da Segunda Guerra Mundial, a Ipiranga chegou a paralisar suas atividades, mas, em vez de fechar, decidiu investir em derivados de petróleo, como solventes e asfalto. Na década seguinte, abriu novas refinarias e, em 1959, adquiriu a Gulf Oil Corporation do Brasil, o que deu origem à Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga.
Posteriormente, a Ipiranga diversificou suas atividades e investiu, principalmente, na indústria petroquímica. Em 1993, adquiriu a Atlantic num negócio que surpreendeu o setor e foi apontado como um fato histórico por publicações como a revista Exame.
Em 2007 a Ultrapar uns dos maiores conglomerados privados do Brasil, firmou acordos para a aquisição dos ativos de distribuição de combustíveis e lubrificantes da Ipiranga localizados nas Regiões Sul e Sudeste. Resultado: a marca Ipiranga, sinônimo de tradição e qualidade, manteve-se forte nestas regiões.
Em Abril de 2009, a Ultrapar realizou novas aquisições. Com a compra da Texaco pela Ultrapar, a Ipiranga aumentou a sua rede em 2 mil postos de combustíveis, totalizando, desde então, 5,9 mil postos de combustíveis com abrangência em todo o território nacional.
A incorporação dos postos Texaco nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte permitiu à Ipiranga atender com maior eficiência clientes com operações e necessidades em escala nacional. Com isso, a Ipiranga voltou a ter acesso a regiões de altas taxas de crescimento de consumo. Os ganhos de escala gerados pela união entre Ipiranga e Texaco resultaram em serviços de melhor qualidade e em maior competitividade para todos os postos da rede, com benefícios para o consumidor.
A Ipiranga está entre as maiores empresas do segmento de distribuição de combustíveis no Brasil. Seus mais de 6.400 postos são voltados a atender às necessidades diárias dos consumidores, ofertando desde combustíveis e lubrificantes até produtos de conveniência. São mais de 1.400 lojas am/pm e mais de 1.100 unidades Jet Oil, serviços automotivos especializados, franquias instaladas em postos Ipiranga.
E não parou por ai. Com vocação declarada para o varejo, a Ipiranga se diferenciou por meio da diversificação de produtos e serviços. Lançada em 2009, a loja virtual da Ipiranga, o Ipirangashop.com, é um exemplo disso. Criada para facilitar a vida do cliente, ela permite que consumidores possam comprar produtos que vão desde eletroeletrônicos e unidades domésticas a artigos infantis, entre outros. Além disso, a marca ainda criou os e-commerce Shopvinhos, KMVPneus e o Posto Ipiranga na Web, onde é possível adquirir créditos de combustíveis pela internet e abastecer nos postos credenciados da rede.
Fonte: www.ipiranga.com.br e winkipidia
ANALISE SETORIAL
Mercado de combustíveis
O consumo nacional de combustíveis cresceu 5% em 2013, em comparação a 2012, totalizando 136,2 bilhões de litros. Em 2012, as vendas de derivados no mercado interno haviam totalizado 129,6 bilhões de litros.
O consumo de óleo diesel cresceu 4,6% na comparação entre 2012 e 2013, passando de 55,9 bilhões para 58,4 bilhões de litros; enquanto o aumento nas vendas de biodiesel atingiu 5,9%, passando de 2,7 bilhões em 2012, para 2,9 bilhões de litros em 2013. Já a comercialização da gasolina tipo C (a gasolina comum) chegou a 41,3 bilhões de litros, um aumento de 4,2% em relação aos 39,6 bilhões de litros registrados em 2012. Com o aumento de 20% para 25% do teor de adição de etanol anidro à gasolina A (para composição da gasolina C vendida ao consumidor) a demanda de etanol anidro automotivo aumentou 30,2%.
O consumo de etanol hidratado, que é injetado diretamente nos tanques dos automóveis nas bombas de todo o país, cresceu 9,5%, passando de 9,8 bilhões de litros para 10,7 bilhões de litros entre 2013 e 2013.
Como um todo, o etanol (anidro e hidratado) teve elevação de 18,8% em 2013 frente a 2012, passando de 17,7 bilhões de litros para 21,1 bilhões.
Os dados da ANP indicam, ainda, que as vendas de gás liquefeito de petróleo aumentaram 2,7%, passando de 12,9 bilhões para 13,2 bilhões de litros. O levantamento aponta alta de 26,8% no consumo nacional de óleo combustível, com a demanda passando de 3,9 bilhões para 4,9 bilhões de litros.
Os únicos dois derivados a presentar redução de consumo foram o querosene de aviação, que teve a sua comercialização reduzida em 0,9%, de 7,2 bilhões para 7,2 bilhões de litros; e o gás natural veicular, que teve redução ainda maior: 3,7%. Foram comercializados em 2012, 5,3 milhões de metros cúbicos diários, volume que caiu para 5,1 milhões de metros cúbicos por dia em 2013.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-03/anp-consumo-de-combustiveis-no-brasil-cresceu-5-em-2013
Participação de Mercado
Fonte: Sindicom
Fonte: Sindicom
REFERENCIAL
Marcas como diferencial competitivo
Pode-se dizer que marca é a união de atributos tangíveis e intangíveis, simbolizados em um logotipo, gerenciados de forma adequada e que criam influência e geram valor para seus consumidores. Trata-se de um sistema integrado que promete e entrega soluções desejadas pelas pessoas.
Segundo Philip Kotler, marca é: “Nome, termo, signo ou símbolo, ou uma combinação destes que tem a função de identificar os bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los dos concorrentes”.
Portanto, o simples fato de possuir um logotipo não significa que se possua uma marca, pois é preciso compreendê-la como algo muito mais amplo que os aspectos de comunicação. É nesse ponto que entra o conceito de branding.
De acordo com a Global Brands, ”Branding é o conjunto de ações ligadas à administração de marcas. São ações que tomadas com conhecimento e competência, levam as marcas além da sua natureza meramente financeira,
...