Isabella Terra
Trabalho Universitário: Isabella Terra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: IsabellaTerra • 3/12/2013 • 418 Palavras (2 Páginas) • 442 Visualizações
Ética nas relações no trabalho
Segundo os autores Janes Fidélis Tomelin e Noberto Siegel, "ao longo da história da humanidade, a ética foi entendida como parte integrante do pensamento filosófico. Que por sua vez, ficou conhecido como filosofia moral. Os filósofos, cada um em sua época, procuraram estabelecer princípios e pressupostos de compreensão da ética e da moral.".
Ou seja, a ética e parte significativa em todas as relações entre pessoas, seja na sociedade ou nas profissões.
A evolução dos seus princípios deu-se com o processo evolutivo da humanidade. Ela é insubstituível para a nossa conduta. Pois é através da ética, que o ser humano define o que é bom e correto e o que ele deveria assumir, visando o bem em comum.
“Se me pedissem para resumir em poucas palavras o que entendo por ética, eu diria que ela consiste em viver bem com outros humanos e usar a nossa liberdade com consciência e sabedoria, sempre seguindo nossas vontades e fazendo a vida valer a pena.”
É através da ética que define que tipo de pessoas nós somos e também que tipo de organização é aquela empresa.
Como ela nasce de um indivíduo, não é possível separar ética na sociedade e a ética corporativa, pois comportamentos e ações terão o mesmo efeito em ambos os lugares. Pois se uma pessoa possui a capacidade de criar fofocas e intrigas em seu local de trabalho, na sociedade ela irá fazer agir diferente?
A doação de princípios éticos e comportamentais é traduzida também pelo nosso respeito pelas diferenças individuais e preocupações crescentes com a responsabilidade social. Onde se é inserido as questões de segurança, meio ambiente e saúde no cotidiano de uma gestão empresarial. Que refletem as relações com seus empregados e para com a sociedade.
Os princípios éticos também estão principalmente ligados a padrões de valores que cada indivíduo possui. No entanto, sabemos que dentro de uma organização, que por sua vez é formada por pessoas diferente, os valores individuais que um colaborador possui nem sempre será compatível com os valores dos demais expressos dentro dos princípios éticos.
A partir desses princípios diferentes que surgem alguns problemas como:
•Assédio moral ou sexual;
•Fofocas;
•Intrigas;
•Desvios financeiros;
•Pessoas que não aceitam opiniões dos demais e acham que sabem tudo;
O famoso “puxador de tapete”, que passa por cima de tudo e pior, de todos para chegar onde deseja ou por simplesmente ter o prazer de “derrubar” o colega no qual vem se destacando devidos os seus méritos, esforços, sua ética, profissionalismo.
...