JOGOS E BRINQUEDOS
Dissertações: JOGOS E BRINQUEDOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: triciane • 17/3/2015 • 649 Palavras (3 Páginas) • 415 Visualizações
Jogo da amarelinha
Histórico
A amarelinha é uma das brincadeiras de rua mais tradicionais do Brasil. É uma brincadeira que chegou com os portugueses e já perdura por mais de 500 anos.
O nome da brincadeira nada tem a ver com a cor. A palavra veio do francês, “marelle”, que aos ouvidos portugueses soavam como um diminutivo de amarelo, amarelinha. A palavra original se referia a um pedaço de madeira, ficha de jogo ou pedrinha. Esses objetos eram usados para marcar o progresso do jogador.
Essa é só uma das denominações dadas à brincadeira. Em Portugal, por exemplo, a brincadeira é conhecida como Jogo da macaca. No Brasil, varia conforme a região: Pular Macaco (Nordeste); Academia (Rio de Janeiro); Casa de Boneca (Ceará); Sapata (Rio Grande do Sul) ou Maré (Minas Gerais); mas é como amarelinha que a brincadeira ficou mais conhecida.
Existem duas versões para a origem da brincadeira. Uma delas diz que, nas conquistas dos romanos, eles pavimentavam as estradas que levavam até seus novos territórios. Para distrais a criançada que ficava no meio do caminho, eles faziam desenhos no chão. Assim, as crianças pulavam amarelinha jogando um pedaço de cerâmica ou até um ossinho de carneiro. Outra possível origem vem do início da Idade Média. Naquele tempo, as pessoas jogavam as contribuições para a Igreja nas escadarias. Assim, os visitantes tinham que pular as moedas para não pisá-las. O caminho da amarelinha - entre o inferno e o céu - também pode ter significado religioso: é a velha luta entre o Bem e o Mal.
Onde brincar
Dá para pular amarelinha em qualquer trecho de piso plano (pode ser dentro de casa, na calçada, numa rua sem movimento).
Material necessário
Um giz para marcar asfalto ou gravetos, para chão de terra. Em pisos que não podem ser riscados (como o de casa), fita adesiva resolve o problema. Por fim, a brincadeira pede uma pedrinha, um caco ou outro objeto para ser colocado nas “casas” do desenho e aumentar o grau de dificuldade a cada etapa.
Como se brinca
O padrão é o seguinte: a pedra é lançada na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do traçado pulando (ora com um pé, ora com os dois), evitando o quadrado onde a pedra caiu. A sequencia se repete enquanto a pedra avança de casa em casa e o grau de dificuldade aumenta.
Desenhe no chão um diagrama com quadrados, intercalando quadrados solitários com duplas e numerando cada um de 1 a 10. No topo, faça uma meia-lua – este será o "Céu". Antes da casa número 1, outra meia-lua: o "Inferno".
Comece a brincadeira atirando a pedrinha na casa 1. Pule a casa 1 e vá passando todas as outras casas. Seu objetivo será passar por todas as outras casas (pisando com apenas um pé nas únicas e com os dois nas duplas) até chegar no Céu, onde pisará com os dois pés. De lá, retorne do mesmo jeito, só que, dessa vez, pare antes da casa 1 e, com apenas um pé no chão, se abaixe para pegar a pedrinha e pule em direção ao início do jogo. Cuidado para não cair no Inferno!
Recomece
...