JOGOS E BRINQUEDOS: VIVÊNCIAS DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Por: ana41 • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 298 Palavras (2 Páginas) • 310 Visualizações
JOGOS E BRINQUEDOS: VIVÊNCIAS DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ANA KARLA LEÃO CHAVES1; ELIANA FREIRE BITAR2
A repetência e a evasão escolar enfeitaram o cenário educacional brasileiro, o Ministério da Educação (MEC) afirma que o Programa de Aceleração da Aprendizagem é uma ação emergencial que visa corrigir a distorção do fluxo escolar. Com um perfil de alunos com anos de repetência, distorção serie idade e que resulta em educandos desmotivados, com autoestima baixa e com grandes dificuldades de aprendizagem. Este estudo visa apresentar resultados preliminares da aplicação de jogos e brinquedos em pré-adolescentes com dificuldades de aprendizagem. A metodologia baseou-se na pesquisa-ação e as observações foram registradas em um diário de campo. Participaram 21 sujeitos, entre 10 e 14 anos de idade (9 meninas) frequentadores do Programa de Aceleração da Aprendizagem desenvolvido em uma escola da rede municipal de Manaus-Amazonas. As atividades de jogos e brinquedos foram desenvolvidas e aplicadas por dois professores de Educação Física, uma professora de sala de aula e 15 acadêmicos de educação física, envolvendo jogos motores, cognitivos e afetivo-sociais. As observações indicaram as seguintes mudanças comportamentais:manifestação deatitudessolidárias, de cooperação e repúdio às injustiças, o respeito com o outro,adoção de postura critica e construtiva, percepção e respeito às diferenças sociais, prática do diálogo como forma mediadora de conflitos.Observa-se assim, que os jogos, brinquedos e brincadeiras, quando conduzidos como meio no processo educacional podem melhorar a interação entre o educando e o contexto escolar. Pode ainda, melhorar a autoestima, o autoconceito, a autocompetência e o sentimento de pertencimento social,impulsionando o seu desenvolvimento humano. Vale ressaltar ainda, o desenvolvimento da linguagem como forma de representação verbal, argumentativa e de comunicação que permite a ressignificação do aprender.
Palavras-Chave:Aprendizagem, Ludicidade, Educação.
1Discente do curso de Pedagogia da Faculdade Estácio do Amazonas. E-mail: anacarla@gmail.com
2Docente da Faculdade Estácio do Amazonas. E-mail: eliana.bitar@gmail.com
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