JUSTIFICATIVA
Tese: JUSTIFICATIVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bondosa • 4/10/2013 • Tese • 1.020 Palavras (5 Páginas) • 322 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Para execução deste trabalho foram entrevistadas duas(2) gestoras de escolas públicas ,sendo de nível estadual e outra de nível municipal,na cidade de Guaíba,no Estado do Rio Grande do Sul.Para ambos serão preservadas sua identidades ,conforme orientação escolar.
O presente trabalho servirá para análise de diagnosticar a compreensão a cerca do IDEB(Índice de Desenvolvimento da Educação).
Serão apresentados os resgates do estudo gerado nas disciplinas deste semestre com o intuito investigativo sobre o índice de desenvolvimento da educação básica(IDEB).
Neste trabalho designar-se á escola1 e escola 2, para distinguir os entrevistados.
2 JUSTIFICATIVA
O IDEB, por ser um condutor da política pública,em favor da qualidade de ensino,é uma ferramenta para o acompanhamento do processo de aprimoramento do Ensino nas escolas,portanto é de suma importância para o aperfeiçoamento escolar, este conhecimento.
Dados demonstram a importância de trabalhar este tema dentro da escola,ampliando a visão de comunidade escolar,proporcionando maior clareza do processo de avaliação institucional,acerca da qualidade de ensino e uma forma de se observar o quadro de evoluções da educação.
3 OBJETIVOS
Este trabalho junto a esta pesquisa tem objetivo de ampliar o conhecimento a cerca da qualidade de ensino.
Buscaremos conscientizar que através do IDEB seus dados ajudam a contribuir para que prefeitos e governantes fiquem atualizados com situação do desenvolvimento da educação em sua cidade e demonstra quais escolas estão precisando de melhorias, cabendo assim a eles ajudar a estas escolas.
Já a comunidade escolar de um modo geral, demonstra de forma democrática escolar, sua contribuição e ampla que possibilita a vários setores análise e diagnostico de dados desta real situação.
4. DESENVOLVIMENTO
O IDEB foi criado pelo Inep(instituto nacionalidade estudos e de pesquisas educacionais Anísio Teixeira)em 2007,como parte do plano de desenvolvimento da educação(PDE).ele é calculado com base na taxa rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenhos alunos do SAEB(sistema nacional de avaliação da educação básica) e na prova Brasil.
O índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB)é mais que um indicador estatístico,mas sim um indicador que avalia a qualidade de ensino das escolas,este índice é medido a cada dois anos.
A qualidade não é um dado de fato, não é um valor absoluto, não é adequação a um padrão ou a normas estabelecidas a priori e do alto. Qualidade é transação, isto é, debate entre indivíduos e grupos que têm um interesse em relação à rede educativa, que têm responsabilidade para com ela, com a qual estão envolvidos de algum modo e que trabalham para explicitar e definir, de modo consensual, valores, objetivos, prioridades, ideias sobre como é a rede (...) e sobre como deveria ou poderia ser.Bondioli. (2004,p.14)
Estados e municípios devem usar os resultados do índice como parâmetro para orientar a melhoria do ensino em sua rede.
O ideb significa sem dúvida para os sistemas de ensino brasileiro a maior política de avaliação educacional.
Insistimos no fato de que, neste trabalho, o conceito mais importante, o elemento-chave, é o da participação. Participação na criação do conhecimento, de um novo conhecimento, participação na determinação das necessidades essenciais da comunidade, participação na busca de soluções e, sobretudo, na transformação da realidade. Transformar alcançando a meta do IDEB.
Ao serem questionadas sobre o resultado do IDEB as ambas compartilham do mesmo posicionamento.
Escola 1: resultado do IDEB não alcançou a meta atingida mas foi muito satisfatório,pois trabalham e se empenham para logo alcança - lá.A média da escola foi 5,0.
Escola 2: resultado do IDEB alcançou inesperado do 4 ao 5, mas já no 8 e 9 não foi alcançada a meta desejada,mas mesmo assim caminho e buscam melhorar para atingir resultados satisfatórios.A média 6,2 e 4,8.
Assim
...