Jaques Lacan
Pesquisas Acadêmicas: Jaques Lacan. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarcelinoJ • 4/11/2014 • 281 Palavras (2 Páginas) • 370 Visualizações
Jacques Lacan não renega a cultura religiosa que recebeu, mas abandona toda a crença em Deus e toda participação na prática cristã. Isso fica marcado pela decisão de não mais usar o prenome Marie ligado a Jacques.
Sofrendo de distúrbios cerebrais e de uma afasia parcial, Lacan morreu em 9 de setembro de 1981, em Paris após a retirada de um tumor maligno no cólon.
Apresentou uma nova visão aos conceitos psicanalíticos através do estruturalismo e da linguística. Influenciado pelas teorias de Saussure e Lévi-Strauss concluiu que: a linguagem é a condição da existência do inconsciente e não como Freud a definiu. Ele também destacou a importância do grande Outro na constituição do sujeito, inscrevendo-o no campo simbólico e da linguagem.
Enquanto, Freud utilizou conhecimentos da física e da biologia para explicar as suas teorias, Lacan empregou a linguística para explicar quase todos os seus conceitos. Ele formulou a teoria dos matemas, dos nós borromeanos e dos registros psíquicos: simbólico, imaginário e real.
Lacan retomou a obra de Freud ao lidar com conceitos como inconsciente, identificação e Eu (ego), se apoiando em outros autores, principalmente filósofos. Ele rejeitava a tendência de considerar o ego como a força dominante na estrutura psíquica do sujeito. Para ele, o sujeito opera em conflito eterno, e a situação só é sustentável por meio de artifícios, entre eles a alienação.
Jacques Lacan, na busca de uma prática psicanalítica que conseguisse abordar os mecanismos do inconsciente, Lacan chegou a seu mais famoso aforismo: "O inconsciente é estruturado como uma linguagem". A linguagem passou a ocupar o centro de suas preocupações e de seu trabalho clínico e teórico, e foi nesse aspecto que se deu sua maior contribuição para a Educação.
...