Jessica Oliveira
Dissertações: Jessica Oliveira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 7/10/2014 • 676 Palavras (3 Páginas) • 995 Visualizações
Sócrates
Sócrates nasceu em Atenas, mais o menos no ano de 470 a.c, foi um dois principais pensadores da Grécia antiga, foi um dos fundadores da filosofia ocidental, seus primeiros estudos foram sobre a essência da natureza da alma humana, ele era considerado um dos homens mais sábios, ele gostava de levar sabedoria para as pessoas através das palavras, mas ele também criou muitas desavenças pois ele tinha ideias contrarias da sociedade grega , pois ele acreditava que muitas das tradições, crenças religiosas não ajudavam no desenvolvimento do conhecimento dos gregos, mas também as mesmas ideias que faziam desavenças atraia muitos jovens atenienses, mas esse interesses dos jovens em Sócrates despertava a preocupação da elite mais conservadora de Atenas pois eles temiam mudanças , ele foi preso acusado de subverter a ordem social, morreu envenenado aos 70 anos.
Sócrates era um homem de origem humilde e assim foi a vida toda, sua vida foi em busca da verdade exerceu influência sobre Platão que achava Sócrates um homem muito sábio, a sua preocupação era o bem e a justiça sempre em busca da permanência, ele se comparava com uma http://tj-rs.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/21257553/apelacao-civel-ac-70032667768-rs-tjrs/inteiro-teor-21257554parteira pois ele era o ‘’parteiro das almas”, pois dava a luz a consciência humana, pois assim como as parteiras não davam a vida as crianças apenas ajudavam no nascimento ele somente libertava as pessoas da ignorância, que assim como tinha as gravidez psicológica tinha a sabedoria não conseguiria aprender. Mas se qualquer pessoa tivesse a real vontade da verdade e estar disposta a reflexão e ao dialogo chegara ao conhecimento da verdade.
Para Sócrates é melhor sofrer um injustiça do que você causar a injustiça, que nenhuma justiça pode ser combatida com uma injustiça que o ser humano precisa encontrar o equilíbrio para que assim possa encontrar a felicidade.
Platão
Platão nasceu em Atenas mais o menos 427 a.C, foi um importante pensador grego pois influenciou a filosofia oriental, suas ideias eram baseadas na diferença do homem e da matéria era discípulo de Sócrates foi o fundador da academia a primeira escola de ensino superior do Oriente, foi formada para desenvolver ideias e pensamento socráticos, depois passou um tempo também ensinando a filosofia para corte onde teve uma grande decepção pois não conseguiu fazer com que a corte adotasse seus princípios. Platão também tinha uma grande participação na política de Atenas ele acreditava que enquanto jejunos em filosofia tivessem no poder o mundo continuaria na pobreza que era preciso que a filosofia e o poder andassem juntos, que ao nascer o ser humano já nasce com a ignorância que na medida que vamos adquirindo conhecimento esse conhecimento vai alcançando essa ignorância e a deixando para trás até que um dia o homem só faça o bem segunda Platão “O bem é como o sol para o mundo sensível. Daí a identidade entre o homem e Deus”. Que um homem tem que ser cheio de virtudes para conseguir chegar ser feliz e viver na justiça.
Aristóteles
Nasceu em 384 a.C na cidade de Estagiara morreu em 322 a.C, teve uma boa educação e com 17 anos foi morar em Atenas, onde procurou a academia de Platão onde permaneceu até a morte de Platão, após sua morte chamado para educar o filho do príncipe herdeiro. Seus pensamentos tem influência na educação e no pensamento ocidental e contemporâneo, foi o criador do pensamento logico, que o bem é a plenitude e essa plenitude nos leva a felicidade, que se não deixarmos os bens matérias, o egoísmo, que devemos deixar a falsidade e a mentira pois a verdade grande fica o verdadeiro homem, que se praticarmos as virtudes virtuosos iremos ficar, mostra a importância da igualdade e da justiça que esta justiça, e que as leis são importantes para essa justiça.
...