Join Venture
Artigo: Join Venture. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: andersonfella • 29/9/2013 • 580 Palavras (3 Páginas) • 467 Visualizações
Joint Venture
Case VIVO
VIVO é uma marca pertencente à BrasilCel, uma Joint-venture criada em 2002 por duas empresas, a espanhola Telefonica Moviles e a portuguesa Portugal Telecom.
Telefonica Moviles
Atuação
Rio de Janeiro e Espirito Santo (Tele Sudeste Celular)
Bahia (Telebahia Celular)
Sergipe (Telergipe Celular)
Tecnologia CDMA
Linhas de desenvolvimento: celulares sem contas (pré-pagos), o serviço de roaming internacional e o WAP.
No dizer da empresa, seus principais valores institucionais são a confiabilidade, a inovação, a qualidade de seus produtos e serviços e a melhoria constante do atendimento ao cliente.
Portugal Telecom
O grupo Portugal Telecom é um operador global de telecomunicações, líder em todos os setores em que atua.
A atividade da empresa abarca todos os segmentos do setor das telecomunicações: fixo, móvel, multimídia, dados e soluções empresariais.
Atuação
São Paulo (Telesp Celular)
Paraná e Santa Catarina (Global Telecom)
Tecnologia CDMA
Para compreender a formação da joint-venture da Telefonica Moviles com a Portugal Telecom, é preciso enfatizar dois pontos importantes, já mencionados. Primeiro a intensa competitividade deste mercado, que exige dos participantes, continuamente, um grande esforço na busca de novos clientes e na retenção dos atuais.
Apesar de não ser a pioneira em adotar a tecnologia GSM no Brasil – trazida, antes, pela OI – a TIM foi rapidamente percebida como uma marca inovadora e revolucionaria, que teria trazido para o Brasil aquela nova geração de celulares, de maior qualidade, disponível em mais de 70% do mundo em que, com seus “SIM cards” que facilitaria o “roaming”em qualquer parte do mundo e oferecia maiores opções de uso para os clientes.
Diante desse cenário, que prenunciava uma evolução extremamente competitiva para o mercado brasileiro de telefonia móvel, a Telefonica Moviles e a Portugal Telecom decidiram unir-se numa joint-venture, com os objetivos de tornar-se a maior empresa de telefonia móvel do Brasil e de dificultar o crescimento do concorrente TIM.
A agencia nacional de telecomunicações (ANATEL) aprovou a formação da parceria entre a Telefonica Moviles e a Portugal Telecom em outubro de 2002. Em dezembro do mesmo ano, as empresas transferiram seus ativos, em participações iguais, para a joint-venture, chamada BrasilCel (mas que optou por se tornar conhecida pela marca empresarial VIVO). A Joint-venture foi reforçada com a compra da maioria das ações das operadoras NBT e TCO, que atuavam na região Norte.
NBT – Norte Brasil Telecom
TCO – Tele Centro Oeste
A formação da VIVO resultou na maior operadora de telefonia celular do Brasil e da América do Sul, com a carteira de clientes
...