Jovens empresários no Brasil
Seminário: Jovens empresários no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciamelo • 8/4/2014 • Seminário • 439 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
Resumo:
Que desafios e oportunidades encontram o Jovem empreendedor brasileiro?
Algumas pessoas consideram que empreender é uma arte. O empreendedorismo é essencial para a renovação da economia. Para a maioria dos jovens empreendedores no Brasil, investir em novos negócios continua sendo um grande desafio e ótima oportunidade.
Dentre os principais desafios destacam-se a burocracia e problemas com networking. Uma pesquisa feita pela UMESP em 2006 apontou que o jovem empreendedor brasileiro ainda encontra no país um ambiente favorável à inovação. De 2006 para cá vivenciamos uma explosão das redes sociais, sites e blogs sobre empreendedorismo.
Manual do Jovem Empreendedor
O Sebrae lançou uma cartilha simples, prática e gratuita. A cartilha busca aproximar a criatividade dos jovens como o conhecimento testado dos especialistas de uma forma simples e acessível.
Exemplo: Dr. Resolve – David Pinto (25 anos de idade) abandonou o emprego para criar uma franquia de reforma e reparos que alcançou um lucro mensal de 3 milhões de reais. O sucesso de David deve-se ao fato de ele ter realizado duas coisas muito importantes para a economia, ele não apenas empreendeu, mas também inovou.
Mas como nem todos conhecem a diferença entre empreender e inovar. Empreender e inovar podem parecer a mesma coisa, mas são atividades bem diferentes. Enquanto empreendedor é aquela pessoa que cria uma organização e que tem como objetivo impulsionar a economia e promover o desenvolvimento, o inovador é aquela pessoa que cria valor para clientes por meio de produtos e serviços que venham satisfazer as novas necessidades deles. Muitas vezes criando utilidades que os clientes nem tinham conhecido.
Empreendedor, inovador ou ambos? Thomas Edson e sua invenção (lâmpada elétrica).
Mas qual a importância de tudo isso?
É de fundamental importância entender toda esta história, porque muitos dos problemas que são uma barreira ao empreendedor acabam sendo um verdadeiro estimulo ao empreendedor inovador. Considere a falta de recursos, enquanto um empreendedor vê nisso um problema a ser superado a impossibilidade de financiamento um empreendedor inovador vê uma oportunidade a se aprovada por meio de um novo produto ou serviço, idealizando muitas vezes a própria plataforma de investimento que ele precisa. “Como exemplo disto temos o crowdssorcing”.
A partir do ano 1900 para cá muita coisa mudou novos conceitos sobre gerenciamento de pessoas e de projetos, soluções de conflitos novas técnicas motivacionais foram descritas. E são estes elementos que precisam compor a educação do inovador sai a educação técnica formadora de burocratas e entra a educação prática capaz de formar mas do que funcionários e simlideres e colaboradores. Uma educação que ensine a trabalhar em casa em espaços de coworking e a fazer parcerias produtivas e acabe de vez com o apagão de talentos tão divulgado na mídia.
...