TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juizo Competente

Ensaios: Juizo Competente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  4.048 Palavras (17 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 17

JUÍZO COMPETENTE EM DIREITO FALIMENTAR. PRINCIPAL ESTABELECIMENTO

Como antes mencionado, é competente o juízo singular para homologar o plano de recuperação extrajudicial, deferir a recuperação judicial ou decretar à falência o juízo do local do principal estabelecimento.

A propósito, Rubens Requião (1989, p. 81) preleciona que, em “[...] matéria falimentar, portanto, o juízo competente não é o determinado pelo domicílio civil ou estatutário, mas pela localização do domicílio real, onde se situa o principal estabelecimento, como uma nau capitânia numa frota marítima”.

Afinal, o que se deve entender por estabelecimento principal: Rubens Requião define estabelecimento como

[...] o local onde se fixa a chefia da empresa, onde efetivamente atua o empresário no governo ou no comando de seus negócios, de onde emanam as ordens e instruções, em que se procedem as operações comerciais e financeiras de maior vulto e em massa, onde se encontra a contabilidade geral. (Requião, 1989, p. 81)

Oscar Barreto Filho (1988, p. 142), no auge de sua sapiência, condensando o entendimento de eminentes juristas, afirma que, para J. X. Carvalho de Mendonça, a identificação do principal estabelecimento estaria no lugar onde se corporifica a sede da liderança dos negócios do devedor comerciante. Também assevera que, para Miranda Valverde, o principal estabelecimento seria a sede administrativa dos negócios.

Em suma, para os preceptores citados, o principal estabelecimento seria o estabelecimento matriz. Entretanto, tal entendimento poderia levar ao recrudescimento de manobras fraudatórias, na hipótese de o devedor, prestes a externar a bancarrota, modificar a sede da empresa e, por corolário, o foro falimentar.

Esse entendimento foi reverenciado pelo colendo Superior Tribunal da Justiça (STJ), o qual, desconsiderando o elemento econômico, elege a administração da sociedade como o critério identificador do principal estabelecimento[7]:

Concordata. Competência. Foro competente para a concordata preventiva e o do local em que o comerciante tem seu principal estabelecimento. Entende-se por principal estabelecimento não necessariamente aquele indicado como sede, nos estatutos ou no contrato social, mas a verdadeira sede administrativa, em que está situada a direção da empresa, de onde parte o comando de seus negócios.[8]

Depois de enfrentar os entendimentos dos inesquecíveis e preclaros J. X. Carvalho de Mendonça e Miranda Valverde, Oscar Barreto Filho conclui que o principal estabelecimento deve ser identificado à luz do critério quantitativo do ponto de vista econômico[9]. Nesse sentido, insta citar o leading case da falência da Sharp:

Processo civil. Competência. Conflito positivo. Pedidos de falência e de concordata preventiva. Principal estabelecimento. Centro das atividades. Competência absoluta. Prevenção. Juízo incompetente. Sentença de declaração de falência prolatada por juízo diverso daquele em que estava sendo processada a concordata. Pedido de falência embasado em título quirografário anterior ao deferimento da concordata. Nulidade da sentença.

O juízo competente para processar e julgar pedido de falência e, por conseguinte, de concordata é o da comarca onde se encontra “o centro vital das principais atividades do devedor”, conforme o disposto no art. 7º da Lei de Falências (Decreto-Lei nº 7.661/1945) e o firme entendimento do Superior Tribunal de Justiça a respeito do tema.

A competência do juízo falimentar é absoluta.

A prevenção prevista no § 1º do art. 202 da Lei de Falências incide tão somente na hipótese em que é competente o juízo tido por prevento.

Constatado que a falência foi declarada pelo juízo suscitado enquanto processada a concordata em outro juízo e, ainda, que o título quirografário que embasou o pedido de falência era anterior ao deferimento da concordata, impõe-se anular essa sentença que declarou a falência.

Conflito conhecido, declarada a competência do Juízo de Direito da 4ª Vara Cível de Manaus/AM, anulados os atos decisórios praticados pelo Juízo de Direito da 39ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo/SP e a sentença de declaração de falência proferida pelo Juízo de Direito da 4ª Vara Cível de Manaus/AM.[10]

Em verdade, o juízo do lugar em que a empresa devedora tem atividade principal é o competente para o processo da falência, que não deve ser confundido necessariamente com o local da sua sede.

Luiz Tzirulnik (1994, p. 61-62) assinala que “cabe ainda salientar que nem sempre o ‘principal estabelecimento’ do comerciante, quando se tratar de sociedades comerciais, há de equivaler ao estabelecimento social, isto é, o local avençado em contrato social para servir de sede à sociedade”.

Assim, escorreito o entendimento de que a sede de uma empresa indicada em seu estatuto devidamente registrado na junta comercial não é fator relevante para a definição do juízo falimentar.

Insta frisar, precipuamente, que o processo deve trazer às partes segurança jurídica, o que seria inviável se ocorresse mudança do juízo todas as vezes que a falida mudasse seu domicílio, fato que, além de gerar dificuldade de atuação dos credores, protelaria a composição da lide.

Assim, com o objetivo de estabilizar a competência, o ordenamento jurídico[11] dispõe que se determina a competência no momento em que a ação é proposta, sendo irrelevantes as modificações de estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando alterarem a competência em razão da matéria ou da hierarquia. J. C. Sampaio de Lacerda leciona sobre estabelecimento principal:

Não se deve confundir as noções de sede de uma sociedade com a de estabelecimento comercial. Uma sociedade pode ter uma sede determinada em seu contrato social, mas possuir diversos estabelecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com