Sentença: Conceito, Conteúdo E Outros Elementos Fundamentais; Juízo De Retratação.
Monografias: Sentença: Conceito, Conteúdo E Outros Elementos Fundamentais; Juízo De Retratação.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: livinhaa • 6/6/2013 • 555 Palavras (3 Páginas) • 1.332 Visualizações
Plano de Aula: Relativização da coisa Julgada. Cabimento e procedimento da Ação Rescisória.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
Título
Relativização da coisa Julgada. Cabimento e procedimento da Ação Rescisória.
Número de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula
14
Tema
Relativização da coisa Julgada. Cabimento e procedimento da Ação Rescisória.
Objetivos
- Compreender que a imutabilidade característica da coisa julgada material não é absoluta, havendo instrumentos de relativização, criados, inclusive, pelo próprio legislador, como previsto, por exemplo, nos arts. 485 e 475-L, parágrafo 1º, ambos do CPC.
- Entender as diversas hipóteses de cabimento da ação rescisória e as distinções necessárias em relação à ação anulatória, mencionada no art. 486, CPC.
- Conhecer os juízos presentes na ação rescisória: rescindendo e rescisório.
- Compreender as demais especificidades da ação rescisória: legitimidade e procedimento próprios, incluindo a produção probatória em 1ª instância, por delegação.
- Compreender o cabimento de tutela de urgência e o que tal deferimento significa para o processo de que resulta a decisão rescindenda.
- Conhecer a forma com que a matéria é tratada no Projeto de novo CPC (Projeto 166/2010).
- Redigir as respostas das questões das avaliações e casos concretos sobre o tema objeto da aula, observando, necessariamente, as diretrizes estabelecidas pelo ENADE e OAB.
Estrutura do Conteúdo
1. A existência de instrumentos de relativização da coisa julgada, como previsto, por exemplo, nos arts. 485 e 475-L, parágrafo 1º, ambos do CPC. E ainda outras situações, consoante construção doutrinária (e também jurisprudencial), promovida, por exemplo, por Cândido Rangel Dinamarco, dependendo da relevância do direito sobre o que incidiria a relativização.
2. Cabimento da ação rescisória e as distinções necessárias em relação à ação anulatória (art. 486, CPC).
3. Juízos rescindendo e rescisório.
4. Competência, legitimidade e procedimento, incluindo a produção probatória em 1ª instância, por delegação.
5. Cabimento de tutela de urgência e conseqüências possíveis para o processo de que resulta a decisão rescindenda.
6. Tratamento dado à matéria no Projeto de novo CPC (Projeto 166/2010).
Aplicação Prática Teórica
1ª Questão.
Clara moveu ação declaratória de paternidade em face de Maurício, cuja sentença foi de procedência, tendo sido realizado o necessário e adequado “exame de DNA”, comprovando a alegação da autora. Posteriormente ao trânsito em julgado da decisão em questão, foi proposta ação de alimentos,
...