Justificativa
Seminário: Justificativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: denisecampos1991 • 7/10/2013 • Seminário • 1.708 Palavras (7 Páginas) • 469 Visualizações
Justificativa
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las. A cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro). É um elemento que tem significados diferentes para diferentes culturas e sua análise possibilita conhecer mais sobre suas possibilidades.
Objetivo geral
• Reconhecer e identificar cores no ambiente e proporcionar situações de contato com diferentes texturas e formas de explorar a arte.
Objetivos específicos
• Identificar e nomear cores e formas geométricas;
• Identificar as cores e suas formas na natureza;
• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção;
• Manusear materiais com diferentes texturas e formas;
• Desenvolver a oralidade;
• Ampliar o vocabulário;
• Desenvolver a motricidade fina e ampla.
Plano de aula para o dia 23/09 – Segunda-feira
Motivação
Com as crianças dispostas em circulo e sentadas, contar a história “Bom dia todas as cores” da autora Ruth Rocha, usando como o livro como recurso. Em seguida conversar com os alunos sobre a história, fazendo questionamentos:
Quais são os personagens?
Quais as cores que o camaleão usa na história?
Vocês conhecem ou já viram um camaleão?
Será que ele muda mesmo de cor?
Vocês sabem por que ele muda sua cor?
Desenvolvimento
1- Ainda com as crianças dispostas em círculo, apresentar duas caixas, uma contendo imagens de diversos animais e a outra com diversas fichas com cores. Em seguida terão que procurar quais animais e cores que aparecem na história e montarão um pequeno cartaz com os seguintes títulos: “Animais da história Bom Dia Todas as Cores” e “Cores da história Bom Dia Todas as Cores”.
2- Trazer para as crianças informações sobre o camaleão, explicar porque ele muda de cor, onde ele vive, do que se alimenta. Trazer também imagens de um camaleão de verdade.
3- Confeccionar um cartaz com o desenho de um camaleão com tampinhas de garrafa, canudinhos, papel laminado, retalhos de E.V.A e caixinhas de leite. O papel laminado irá refletir as cores que estarão por perto.
4- As crianças irão pegar os brinquedos que trouxeram de casa, apresentarão os mesmos para seus colegas e depois poderão brincar com eles.
Avaliação
Ao recebê-los na sala, as crianças logo se sentaram e ouviram o que a professora falava. Falei meu nome e em seguida pedi que cada criança se apresentasse. Em seguida, apresentei o livro “Bom Dia Todas as Cores” e contei a história. Mantiveram-se concentrados o tempo todo ouvindo a história e, alguns fazendo observações de vez em quando. Após ouvirem a história conversamos um pouco, relembramos a sequência da história, personagens, cores. Durante a atividade número 1 explorei o nome dos personagens e das cores.
Enquanto colavam papel laminado no desenho do camaleão algumas crianças pediam porque não a coloriam com tinta. Depois de pronto, viram que as cores que eram colocadas diante do desenho refletiam e o camaleão mudava de cor.
Nos momentos seguintes, quando podiam, iam até o desenho do camaleão pra ver de qual cor ele ficaria.
Plano de aula para o dia 24/09 – Terça-feira
Motivação
Assistir ao vídeo da série Peixonauta: O caso do xereta escondido, que fala sobre o camaleão. Após assistirem, perguntar se gostaram do vídeo, quais animais aparecem, onde vivem, o que aprenderam sobre o camaleão.
1- Explicar que também faremos um desenho camuflado e que só com uma mágica que conseguiremos vê-lo.
Em uma folha de desenho pedir que os alunos façam um desenho usando apenas giz de cera branco. Orientá-los de que deverão apertar bem o giz para que consigam fazer uma mágica. Depois de terminarem, auxiliá-los a passar anilina de cor azul, vermelha e verde com um pincel sobre o desenho.
2- Dispor para as crianças uma caixa com roupas, sapatos, bolsas, entre outros materiais para brincarem de faz-de-conta.
Avaliação
Na primeira situação, assistindo o vídeo quase na metade algumas crianças já falavam que o animal que ficava escondido era o camaleão e que era igual ao da história que havia sido contada no dia anterior e que o animal era igual também. Após assistirem, direcionei-os para sentarem ao redor das mesas para fazerem um trabalho. Expliquei que faríamos um desenho escondido com giz de cera branco. Quando começaram a pintar falaram que não estava certo, que o giz não pintava, expliquei que, quando passássemos a anilina o desenho apareceria. Depois, um por um auxiliei-os a passarem a anilina. O primeiro que fez logo chamou os colegas para dizer que havia feito uma mágica. Depois de prontos, os desenhos foram expostos em um varal.
Plano de aula para o dia 25/09 – Quarta-feira
Motivação
Enquanto as crianças estão no café da manhã, esconder na sala de aula uma caixa com as tintas de cor azul, vermelha, amarela, uma folha de desenho tamanho A3, pincéis. Ao voltarem do refeitório falar que tem uma coisa escondida na sala e que terão que encontrá-la para saber o que faremos durante a manhã.
Dar pistas de onde a caixa está escondida. Depois que a encontraram, deixar que explorem o conteúdo e questioná-los se sabem o que faremos com isto.
Em seguida dobrar a folha ao meio, abri-la novamente e colocar sobre ela as tintas desta maneira:
...