KAZUO Ishiguro
Monografias: KAZUO Ishiguro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anita80 • 2/11/2014 • 3.849 Palavras (16 Páginas) • 337 Visualizações
KAZUO Ishiguro : A CEIA DE FAMÍLIA
Fugu é um peixe capturado ao largo da costa do Pacífico do Japão . O peixe tem mantido um significado especial para mim desde que minha mãe morreu por comer um. O veneno reside nas glândulas sexuais do peixe , dentro de dois sacos frágeis. Ao preparar o peixe , estes sacos devem ser removidos com cuidado , para qualquer inépcia resultará no veneno vazando para as veias . Infelizmente , não é fácil de dizer se ou não esta operação foi realizada com sucesso. A prova é , por assim dizer, no comer .
Envenenamento Fugu é terrivelmente doloroso e quase sempre fatal. Se o peixe foi comido durante a noite , a vítima é geralmente ultrapassado por dor durante o sono. Ele rola sobre em agonia por algumas horas e é morto pela manhã. O peixe se tornou extremamente popular no Japão após a guerra. Até foram impostas regras mais severas , foi toda a raiva para realizar a operação evisceração perigosos em sua própria cozinha, em seguida, convidar os vizinhos e amigos para a festa .
Na época da morte de minha mãe , eu estava morando na Califórnia. Minha relação com meus pais tinham -se um pouco tenso em torno desse período e, conseqüentemente, eu não aprendi as circunstâncias que rodearam a sua morte até que voltei para Tokyo , dois anos depois . Aparentemente, minha mãe sempre se recusou a comer fugu , mas nesta ocasião especial que ela tinha feito uma exceção, tendo sido convidado por uma antiga colega de escola que ela estava ansiosa para não ofender . Foi meu pai quem me forneceu os detalhes como nós dirigimos para o aeroporto para sua casa no distrito de Kamakura . Quando finalmente chegou, foi chegando ao fim de um dia ensolarado de outono ,
' Será que você come no avião? " Perguntei ao meu pai. Estávamos sentados no chão tatami de seu salão de chá .
' Eles me deram um lanche leve .
'Você deve estar com fome. Vamos comer assim que Kikuko chega. '
Meu pai era um homem formidável para o futuro com uma grande mandíbula de pedra e sobrancelhas pretas furiosas . Acho que agora , em retrospecto, que muito se assemelhava a Chou En -lai , embora ele não teria querido tal comparação , sendo particularmente orgulhosos do sangue samurai puro que corria na família. Sua presença em geral não foi um que incentivou conversa descontraída ; nem foram coisas ajudaram muito pelo seu jeito estranho de afirmar cada observação , como se fosse a conclusão de um. Na verdade, enquanto eu estava sentado em frente a ele , naquela tarde, uma memória de infância voltou para mim do tempo que ele tinha me atingido várias vezes em torno da cabeça para ' tagarelar como uma mulher velha " . Inevitavelmente, nossa conversa desde a minha chegada no aeroporto havia sido pontuado por longas pausas .
'Eu sinto muito em ouvir sobre a empresa ", disse eu , quando nenhum de nós tinha falado há algum tempo. Ele balançou a cabeça gravemente.
' Na verdade, a história não termina aí ", disse ele . ' Após o colapso da empresa, Watanabe se matou . Ele não queria viver com a desgraça. "
"Eu vejo ".
" Fomos parceiros de 17 anos . Um homem de princípios e honra. Eu o respeitava muito. '
' Você vai entrar no negócio de novo? ' Eu perguntei.
"Eu sou - na aposentadoria. Estou velho demais para me envolver em novos empreendimentos agora. Negócios nos dias de hoje tornou-se tão diferente. Lidar com estrangeiros. Fazer as coisas à sua maneira . Eu não entendo como chegamos a isso. Nem Watanabe . Ele suspirou . "Um homem bom. Um homem de princípios . '
A sala de chá dava para o jardim. De onde eu estava eu podia fazer o bem antigo, que quando criança eu tinha acreditado assombrada. Era apenas visível agora através da espessa folhagem . O sol tinha afundado baixo e grande parte do jardim caiu na sombra.
" Fico feliz em qualquer caso que você decidiu voltar ", disse meu pai. "Mais do que uma visita curta , eu espero. "
'Eu não sei o que meus planos serão. '
" Posso dizer que estou preparado para esquecer o passado. Sua mãe também estava sempre pronto para recebê-lo de volta - chateado como estava pelo seu comportamento " .
" Eu aprecio a sua simpatia. Como eu disse, eu não sei o que os meus planos. "
"Eu passei a acreditar agora que não havia más intenções em sua mente , ' meu pai continuou . ' Você foi influenciado por certas influências. Como tantos outros .
" Talvez devêssemos esquecê-lo, como você sugere .
" À medida que você vai. Mais chá?
Só então a voz de uma menina veio ecoando pela casa .
' Até que enfim '. Meu pai levantou-se a seus pés. ' Kikuko chegou. '
Apesar da nossa diferença em anos, eu e minha irmã sempre foi perto. Vendo-me novamente pareceu deixá-la excessivamente animado e por um tempo ela não fez nada , mas rir nervosamente. Mas ela se acalmou um pouco quando meu pai começou a questioná-la sobre Osaka e sua universidade. Ela respondeu-lhe com respostas formais curtos. Ela por sua vez, me fez algumas perguntas , mas ela parecia inibida pelo medo de que suas perguntas podem levar a temas difíceis. Depois de um tempo , a conversa tornou-se ainda mais escassos do que antes da chegada de Kikuko . Então, meu pai levantou-se, dizendo: " Devo assistir à ceia . Por favor, desculpe -me por ter sido sobrecarregados por tais assuntos. Kikuko vai cuidar de você . "
Minha irmã relaxou visivelmente uma vez que ele havia deixado o quarto. Dentro de alguns minutos, ela estava conversando abertamente sobre seus amigos em Osaka e sobre suas aulas na universidade. Então , de repente, ela decidiu que deveríamos caminhar no jardim e foi caminhando para a varanda . Colocamos algumas sandálias de palha que haviam sido deixados ao longo da balaustrada da varanda e saiu para o jardim. A luz do dia tinham quase desaparecido.
" Eu estava morrendo por um cigarro para a última meia - hora ", disse ela , acendendo um cigarro .
"Então por que você não fuma? "
Ela fez um gesto furtivo de volta para a casa, depois sorriu
...