LIVRO SENSO CRITICO
Por: sthefanyferreira • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.374 Palavras (6 Páginas) • 997 Visualizações
LIVRO - CENSO CRÍTCO
Do dia- a- dia ás Ciências Humanas
Pioneira Manuais de Estudos
CIP- Brasil. Catalogação - na- Publicação
Câmara Brasileira do Livro , SP
Carraher, David Willian
INTRODUÇÃO
O Presente livro que é um texto prático escrito sofreu aumento da sua utilidade em seus capítulos e várias revisões foram feitas para torna-lo mais adequados o as estudantes em salas de aula e através também de comentários feitos por aqueles que em versões anteriormente. E Esse estilo não torna evidente o debito intelectual a um grande número de pensadores e pesquisadores. E a análise de ideias no texto mostra as correntes de pensamentos dos pragmatistas e funcionalistas e suas influências que se destacaram no uso da linguagem e raciocínio em situações da vida real.
As Ideias de Dewey e Austin tiveram presença em diversos capítulos. E os psicólogos sociais como Asch e Mlgram e seus contemporâneos Garfinkel e Goffman também se fazem presentes . E também existem programas em outro países assim em que se desenvolvem habilidades intelectuais. Entretanto se questionam a Habilidades desses programas lá fora. No Brasil ainda se questiona ainda mais devido o Senso Crítico se encontrar entre as tradições e eventos com características universais , mas genuinamente brasileiros.
Um iniciante na carreira de Ciências humanas tenta entender esses fenômenos sociais como também suas causas e efeitos como o divórcio, tensão entre as classes, conflitos e cooperação humana etc... E isso tudo vivido por esse individuo acadêmico de Ciências humanas todos os dias , o que o leva a ter sua próprias opiniões sobre impactos mudanças de papéis sexuais , agitação social, desconfiança em líderes políticos etc... Já no caso do leigo as explicações que, circulam apenas em seu meio, ou seja, explicações locais basta para ele. Já o Cientista Social analisa os acontecimentos e fenômenos de forma geral e detalhadamente.
A NATUREZA DO SENSO CRÍTICO
Um individuo que analisa de forma racional, e investigativa os problemas não aceitando somente suas opiniões e as dos outros é um individuo que possui pleno senso crítico. E diante disso ressaltou Piagete que além de formar pensadores dessa natureza crítica , a educação tem por objetivo formar mentes que verificam e analisam tudo o que lhes são impostos de forma crítica não aceitando a chamada padronização de conhecimentos. As características de um pensador crítico são:
- Atitude intelectual constante e questionamento.
- Pensar logicamente
- Habilidade que percebe a estrutura de argumentos.
- Perspicácia em perceber além do que foi dito de forma explicita como, as ideias subjacentes e subentendidas.
- Consciência pragmática reconhecendo o uso da linguagem
- Distinção entre questões de fato, valor e conceituais.
- Habilidade de penetração na questão principal do debate com avaliação.
E diante dessa curiosidade intelectual há um estilo que aborda problemas que se apresentam na vida profissional e cootiana. E ao se fazer leituras de jornais , revistas filmes , programas televisivos etc... de forma crítica nos dão a possibilidade de analise e descobertas de aberrações na comunicação desses mecanismos de informação.
A ARGUMENTAÇÃO NA VIDA DIÁRIA E NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Procurando por uma lanchonete em um supermercado em Belo Horizonte quando lá fui morar e pode ver o cardápio encontrei a vitamina de aveia tão comum na cidade e fiquei surpreso e resolvi saber sobre essa vitamina que eu a estava com fruta exótica , perguntei a moça o significado do nome Aveia e ela me respondeu me deu uma resposta sem esclarecer o real significado da palavra aveia ou seja me respondeu sem dar nenhum esclarecimento .
E esses estilos de comunicação informações racionais e formas de pensar que interferem no dia adia. E no trabalho das ciências as fases de frustrações são comuns aos iniciantes quanto ao processo de ressocialização a que são submetidos. E é isso que o livro vem mostrar em que o aluna precisa aprender regras não respeitadas no dia a dia .
Nas ciências humanas sobre a vida do aluno e familiares são de grande importância e relevância e dessa forma o aluno mesmo e justifica em aceitar ou rejeitar ideias que vão ao encontro sua crença ou sua informação institucionalizada. Como exemplo de uma aluna que concorda com as ideias de Piaget e outro não.
...