Senso critico
Por: Jéssica Ortiz • 23/10/2015 • Trabalho acadêmico • 473 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
- Destacar a importância de que ensinar é transmitir conhecimento,mas possibilitar a construção do mesmo de forma crítica e ativa.
O ensino tem como função principal garantir o processo de transmição e assimilação do conteúdos do saber escolar através desse processo o desenvolvimento das capacidades cognocitivas dos alunos, de maneira que o professor planeje dirige e comande o processo de ensino tendo em vista estimular e suscitar a atividade própria dos alunos a aprendizagem.E ´que nos coloca Fontana e Cruz ( 1997,p. 110) ao afirmarem que deixa-se de esperar das crianças a postura de ouvinte valorizando-se sua ação e sua expressão. Possibilitando á criança em situações que ela possa agir e expressar suas elaborações passam a ser princípios básicos da atuação do professor.
A criança precisa ser ouvida para que através de suas palavras e da problematização feita á partir delas ocorra uma aprendizagem ativa e criativa.
- Mostrara a atuação do professor como mediador dos conhecimentos escolares procurando contribuir para a formação de uma sociedade verdadeiramente pensante
É importante que o professor entenda que o aluno tem algumas limitações para entender a matéria e acontecimentos do mundo, sendo assim é importante que atue de forma clara para que possa partir do aluno o interesse em aprender; trazendo para sala de aula as suas experiências sociais acumuladas de modo á construir á partir daí um ambiente escolar em que o aluno se sinta parte do todo e esteja totalmente aberto á novas aprendizados.
- Mostrar de maneira clara que o docente precisa assumir seu verdadeiro compromisso e encarar o caminho do aprender á ensinar.
Neste sentido que consiste á interação e o papel do professor na prática educativa, através de suas orientações ,intervenções e medições o professor deve provocar e instigar os alunos a pensarem criticamente e a se colocarem como sujeitos de sua própria aprendizagem.
O aluno cria um nível de professor , posto que em consequência de todo o processo manifesta-se nos alunos e competência de expressarem um entendimento da pratica em termos tão elaborados quanto era possível ao professor. Sendo assim observamos uma desigualdade no ponto de partida e uma igualdade no ponto de chegada.
Através da ação pedagógica é possível formar sujeitos sociais críticos e ativos numa sociedade pensante.
Em outras palavras a escola e o professor são peças chaves desde o ínicio da vida escolar de uma pessoa, pois irá inseri-la na sociedade como ser pensante e não como mero espectador dos acontecimentos para ser depois utilizado como “massa de manobra”.
O ser homem nasce curioso e é nesse contexto que o professor atua, movendo essa curiosidade a um saber útil, a um saber mais critico e não manipulável.
Por fim, a busca pelo saber não é uma terefa fácil, mas é uma tarefa gratificante e muito valiosa, pois uma vez adquirida jamais poderá ser anulada.
...