TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratorio De Quimica, Reaçoes Quimicas

Artigo: Laboratorio De Quimica, Reaçoes Quimicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  2.137 Visualizações

Página 1 de 3

No primeiro experimento realizado, onde misturou-se solução de cloreto de sódio e solução de brometo de potássio, não houve mudança notável na solução. Isso aconteceu pois a mistura é entre 2 sais o que não provoca alteração. Ocorreu a reação:

NaCl_((aq))+ 〖KBr〗_((aq))→ NaBr_((aq))+ 〖KCl〗_((aq))

No 2° experimento foi colocado uma pequena quantidade de magnésio foi colocado na chama do bico de Bunsen, notou-se que o magnésio liberou faíscas e uma luz de cor verde, isso acontece pois , no momento em que colocamos o sal no fogo, estamos fornecendo energia para seus elétrons. No entanto, o estado excitado é instável, portanto, os elétrons que “saltaram” de nível retornam à órbita de seu estado estacionário. Nesse momento, o elétron perde (na forma de onda eletromagnética, ou seja, na forma de luz) uma quantidade de energia que corresponde à diferença de energia existente entre as órbitas envolvidas no movimento do elétron.

2 Mg(s) + O2 ==> 2 MgO

Em seguida adicionamos uma pequena quantidade de agua destilada no mesmo magnésio que havia sido aquecido e notamos que nada visível acontece, em seguida ao adicionar 2 gotas de fenolftaleína nessa solução ela adquire cor rosa ou carmim, o que indica que o pH da solução está entre 10 e 12, mostrando que a solução é extremamente básica.

MgO(s) + H2O ==> Mg(OH)2 + FENOLFTALEINA

No 3° experimento foi colocado em um tubo de ensaio com solução de nitrato de prata um pedaço de fio de cobre. Com o passar do tempo foi possivel notar que que o fio ganhou massa e passou para o fundo do tubo de ensaio com mais massa do que tinha. Ou seja, houve deposição da prata sólida sobre o fio de cobre. Notou-se também que a solução incolor vai ficando azulada. Isso tudo aconteceu pois houve uma reação de oxirredução entre os compostos.

A prata recebeu elétrons, então reduziu; e o cobre oxidou, porque ganhou elétrons.

2AgNO3 + 2Cu 2Ag + Cu(NO3)2

No 4° experimento houve contato da solução de Sulfato de Cobre II com um prego (ferro). O que aconteceu foi que o ferro foi oxidando e a solução foi perdendo a cor. O ferro(prego) é mais reativo que o Cobre, ou seja, se oxida.

Se o ferro oxida, entao quer dizer que ele induz a redução do cobre, passando o cobre de íon Cobre2+ para Cobre(solido).

A solução de Sulfato de cobre II, tem uma cor azul devido a presença do íon cobre2+. nessa reação, o ion cobre deixa de existir na forma cobre metalico, fazendo com que a solução perca a cor azul. O prego vai diminuir de tamanho devido a transformação de Ferro solido para íons, a reação que ocorre é a seguinte:

CuSo4(aq) + Fe(s) ----> FeSO4(aq) + Cu(s)

No 5° experimento foi dissolvido uma pequena quantidade de hidróxido de sódio em água destilada. Notou-se que a solução resultante passa a aumentar de temperatura, medindo 59°C como temperatura máxima. Isso ocorre pois o processo de dissolução do NaOH é exotérmico, neste caso acontece liberação de energia para o meio externo e este será aquecido.

NaOH(s) + H2O(l) => Na+ + OH- + H20

No 6° experimento dissolveu-se pequena quantidade de acetato de sódio em agua, notou-se que houve redução na temperatura, pois só com a água estava em 26°C e com o acetato passou para 21°C. Quando este processo acontece, o que contém esta solução resfria o que quer dizer que esta dissolução é um processo endotérmico, isto é, dá-se por absorção de calor.

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »