RELATÓRIO – PRÁTICA (Manuseio de materiais mais usados no laboratório) MEDIDAS E TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Por: papu • 24/3/2016 • Relatório de pesquisa • 1.470 Palavras (6 Páginas) • 674 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Secretaria de Educação à Distância – SEDIS
Licenciatura em Ciências Biológicas
Polo: Caicó/RN
RELATÓRIO – PRÁTICA (Manuseio de materiais mais usados no laboratório)
MEDIDAS E TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Caicó-RN
2015
Introdução:
A química que estuda as transformações químicas, produzindo novos materiais. Um ou mais dos materiais que compõem o estado inicial do sistema são os reagentes, surgindo no estado final novos materiais que são os produtos. As substâncias que compõem o estado inicial, os reagentes, sofrem a transformação. Já as substâncias que surgem no final, os produtos, são resultados dessa transformação. Para que seja possível concluir se ocorreu uma reação química ao misturar duas soluções é necessário analisar as diferenças significativas entre o estado inicial e o final. É possível observar mudanças na temperatura, formação de precipitado, mudança na cor, o desaparecimento das substancias iniciais são algumas evidências que confirmam o aparecimento da reação. As mudanças podem ocorrer através da ação do calor, da luz e junção de sustâncias.
Objetivo:
O objetivo da prática foi a apresentação, realização e reconhecimento de diversas reações químicas ou não por meio de observações; reconhecer tipos de precipitados e identificar a ocorrência de determinados fenômenos.
Parte Experimental:
Materiais utilizados:
- Pipeta graduada
- Tubo de ensaio
- Bastão de vidro
- Erlenmeyer
- Papel de filtro
- Pipeta conta-gotas
[pic 2]
Reagente Sólido:
- Palha de aço (Fe)
Reagentes em solução:
- Cloreto de sódio (NaCl)
- Nitrato de prata (AgNO3)
- Sulfato de cobre (CuSO4)
[pic 3]
Procedimento experimental:
Experimento 01:
Juntamos a pipeta graduada de 5 ml e a pêra, pipetamos 5 ml do reagente cloreto de sódio e transferimos a solução para um tubo de ensaio. Utilizamos outra pipeta de 5 ml, medimos 2,5 ml de nitrato de prata ( AgNO3) e adicionamos ao mesmo tubo de ensaio que estava os 5 ml do cloreto de sódio (NaCl), resultando em uma mudança de cor, pois as soluções eram transparentes e ao se misturarem ficaram branco . Pegamos um bastão de vidro e misturamos os dois reagentes contidos no tubo de ensaio.
Com o auxilio do erlenmeyer de 50 ml, um funil e um papel de filtro, filtramos a substância contida no tubo de ensaio, ocorrendo uma dupla troca.
NaCl + AgNO3 ------- AgCl + NaNO3
Foi possível observar que no papel de filtro ficaram resíduos sólidos de cor branca (cloreto de prata) e no erlenmeyer um líquido transparente (nitrato de sódio). Deixamos o resíduo contido no papel de filtro, exposto à luz solar (energia) durante 15 minutos. Depois desse tempo, percebemos que o cloreto de prata ficou com a cor escura ao ser exposto a luz solar.
[pic 4] [pic 5] [pic 6] [pic 7]Pipetando as soluções. Colocando as soluções no Filtrando as substâncias. Cloreto de prata após ser
tubo de ensaio. Exposto 15 min a luz solar
Experimento 02:
Pegamos um pipeta conta-gotas, colocamos três gotas de nitrato de prata (AgNO3) em um papel de filtro e deixamos exposto a luz solar durante 15 minutos. Antes de ser exposto a luz solar estava incolor, depois ficou com a cor marrom. A luz solar evaporou a água existente no papel filtro, ocorrendo uma quebra.
[pic 8] [pic 9] [pic 10]
Pipetando três gotas de AgNO3. Gotejando a solução no Nitrato de prata após 15 min exposto
papel. a luz solar.
Experimento 03:
Com o auxilio de uma pipeta graduada, colocamos 5 ml de sulfato de cobre (CuSO4) em um tubo de ensaio. Utilizamos um bastão de vidro e colocamos um pedaço de palha de aço (Fe) na solução e aguardamos 15 minutos.
...