Lançamento Horizontal
Dissertações: Lançamento Horizontal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuizCSS • 22/10/2013 • 727 Palavras (3 Páginas) • 414 Visualizações
INTRODUÇÃO
Com experiência feita em laboratório, estudamos o movimento de lançamento horizontal e estabelecemos suas equações.
LANÇAMENTO HORIZONTAL
O estudo do lançamento horizontal permite-nos, hoje em dia, calcular variantes como a altura, a velocidade e o alcançe de objectos lançados horizontalmente, como o caso dos projectéis.
O lançamento horizontal é, então, dividido em duas componentes, dois movimentos simultâneos e independentes:
Uma componente vertical;
Uma componente horizontal.
Na componente vertical, verifica-se a mesma situação que em Queda Livre: o corpo é influenciado apenas pela Força Gravítica, aumentando a sua velocidade em direcção ao solo a cada segundo que passa, ou seja, no sentido negativo. Curiosamente, um facto que se verifica é que, tanto uma bola lançada horizontalmente ou abandonada em queda livre, desde que da mesma altura, chegarão ao solo no mesmo instante. Ou seja, isto revela a independência que a componente vertical possui da componente horizontal.
Na componente horizontal consideramos uma situação sem atritos, na qual a velocidade inicial é a velocidade horizontal que se mantém constante durante toda a trajectória, não havendo assim aceleração, considerando que só existe movimento rectilíneo e uniforme. Assim, o momento de embate no solo (ou em algum objecto) é o fim do movimento, e está relacionado com a componente vertical que faz aproximar o corpo do solo.
O vector resultante destas duas velocidades será sempre diferente a cada instante, revelando-se tanto maior quanto mais perpendicular ao solo for o valor do vector velocidade vertical.
EXPERIÊNCIA – LISTA DE MATERIAL E PROCEDIMENTOS
LISTA DE MATERIAL
Espera de metal de 18mm
Esfera de metal de 11,11mm
Rampa de lançamento
Folha de papel A4
Folha de papel Carbono
Régua
Cronômetro digital
PROCEDIMENTOS
Primeiramente, a rampa de lançamento foi ajustada a altura escolhida de 30 cm da mesa. À sua frente, foi posicionada uma folha papel carbono sobre uma folha de papel A4.
Em seguida, foram realizados 20 lançamentos com as esferas de metal da seguinte forma:
- 5 lançamentos abandonando a esfera de 11,11 mm na marcação de 50mm da rampa;
- 5 lançamentos abandonando a esfera de 11,11 mm na marcação de 100mm;
- 5 lançamentos abandonando a esfera de 18 mm na marcação de 50mm;
- 5 lançamentos abandonando a esfera de 18 mm na marcação de 100mm.
Foi cronometrado o tempo em que a esfera levou para marcar a folha no solo após abandonar a rampa; e a partir da marcação de cada lançamento foram registradas suas medidas de alcance (distância entre a marcação em carbono e a base da rampa) conforme tabela abaixo.
Posição 50mm
1º LAN 2º LAN 3º LAN 4º LAN 5º LAN Média
Esfera Maior 18 cm 19 cm 18,9 cm 19 cm 19,2 cm 18,8 cm
Esfera Menor 19,5 cm 19,9 cm 19,2 cm 22 cm 21 cm 20,3 cm
...