Lei Da Oferta E Da Demanda
Exames: Lei Da Oferta E Da Demanda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Isabelly8Maria • 8/5/2014 • 384 Palavras (2 Páginas) • 429 Visualizações
Lei da oferta e da demanda: O que é a lei da oferta e demanda?
A “lei da oferta e demanda” éum conceito econômico que resume o impacto entre compradores e vendedores, defende que a precificação de bens e mercadoria é conseqüência de ambas as forças, causando equilíbrio ou desequilíbrio paraum dos lados.
Demanda é tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espaço de tempo. Temos que entender que é somente o desejo de adquirir certo bem, e não a consumação de tal, que seria caracterizado como consumo.
A demanda pode ser influenciada por vários fatores, como:
- O gosto do consumidor;
- A relação entre o preço do bem - quanto maior, menor será a procura pelo mesmo;
- A relação de seu preço com o preço de bens substitutos. Ex.: o preço da manteiga e da margarina;
- A relação de seu preço e o poder de compra do consumidor.
Oferta é a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo. Depende de algumas variáveis:
- A quantidade ofertada de um bem;
- O preço deste bem;
- O preço dos bens concorrentes a este;
- O custo de produção destes bens;
- A tecnologia empregada na fabricação destes produtos.
Assim, podemos ver que quanto há o aumento do preço de um produto, maior é o estimulo para a fabricação deste bem. Quando a quantidade deste bem se normaliza no mercado, há a redução de seu preço, estimulando a demanda e desestimulando a vontade dos fabricantes de produzi-lo.
Essas forças de mercado vivem em conflito, fazendo com que o preço dos produtos seja regido pela oferta, que oferecerá pouco para o mesmo elevar-se, e pela demanda, que almejará muitos produtos para ele chegar a preços mais acessíveis. E esta lei econômica serve para qualquer produto. Como exemplo, podemos citar o vídeo-cassete, que no início da década de 80 custava muito caro. Seu preço foi declinando com a chegada de marcas diferentes, e também de produtos concorrentes (como o DVD) no mercado – ou significa, sua oferta aumentou para uma demanda estabilizada.
Um bom exemplo que encontramos em nosso dia-a-dia é o supermercado. Em épocas especificas como Páscoa, Natal, etc., os produtos de época tendem a ficarem mais caros, pois a demanda pelos mesmos aumenta em uma proporção muito maior que o aumento de sua oferta.
...