Leis de newton
Por: gamon • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.202 Palavras (13 Páginas) • 292 Visualizações
Aula-tema: Leis de Newton
Pesquisar e descrever o funcionamento de um elevador para transporte de pessoas.
O funcionamento de um elevador para transporte de pessoas. É bem Complexo apesar de sua aparência simples, O seu sistema de comandos Responsável por ordenar os comandos dos andares, onde é filtrado e organizado seus movimento ou comandos, que por sua vez aciona o motor que inça ou desce o elevador conforme o andar que é solicitado pelo usuário.
A um contrapeso ligado ao elevador por meio de cabos e polias que faz um movimento de direção contraria ao do elevador, de modo a equilibrar o peso a fim de facilitar e não forçar o motor que se encontra acima na casa de maquina.
O contra peso instalado é acrescido de 40% do peso conforme a especificação de carga. Quando o motor puxa o cabo ligado ao elevador, que por sua vez sobe, o contrapeso desce e ajuda na subida.
Hoje em dia, a dois tipos de elevadores, usados nas áreas residências, são os equipamentos hidráulicos e elétricos.
Um pouco menos comuns, existem ainda também os elevadores a vácuo. Elevadores hidráulicos são movidos por um pistão hidráulico que se encontram embaixo do mesmo, usando o mesmo principio dos elevadores de carro, encontrados nas lojas de mecânica de autos.
Há uns anos atrás, o conceito hidráulico tinha a preferência dos engenheiros e arquitetos. Apenas com equipamentos deste tipo, era possível evitar a estética das casas de máquinas nos telhados, já que para estes equipamentos hidráulicos podem ser instaladas em outros locais.
Passo 4 (Equipe)
Representar as forças que atuam no elevador, nomeando-as e as indicando em um Diagrama de corpo livre (diagrama de forças). Sugestão Classificar as forças que atuam sobre o elevador em: forças que ajudam o seu movimento (no momento da subida, por exemplo) e forças que atrapalham o seu movimento.
Diagrama de corpo (diagrama de forças).
Elevador na subida.
Forças que ajudam o seu movimento Forças que atrapalham o seu movimento.
Força de Tração ou Tensão (- T ) ; Força gravitacional (g);
Força Motora (exercida pelo motor = a); Força Pe (me.g);
Força Pc ( mc.g ); Força Pp (mp.g);
F = Força -T = - Tensão T = tensão E = Elevador Pc = Peso do contrapeso -T = - Tensão -Pe = - peso do elevador M= Motor C = Contrapeso
T = tensão E = Elevador M= Motor
Forças que atuam sobre o elevador
Este tradicional problema de elevador é resolvido da seguinte forma. As forças que atuam sobre um elevador são o seu próprio Peso (P = m x g) e a Tração (T) no cabo do elevador. A Tração é sempre dirigida para cima (+) e o Peso é sempre dirigido para baixo (-), quer o elevador esteja parado ou em movimento para cima ou para baixo. Pela segunda lei de Newton temos que a força resultante (R) sobre ele é igual ao produto da massa x a aceleração.
Adotando para cima positivo e para baixo negativo temos:
Res = m . a T - P = ma T = mg + ma T = m(g + a)
Aula-tema: Força e Movimento
Passo 1 (Equipe)
Representar algebricamente as forças elencadas no Passo 4 da etapa anterior, utilizando a Segunda Lei de Newton, considerando que o elevador possui uma massa me; que este, Operando em sua máxima capacidade, transporta uma carga adicional de pessoas mp e que o contrapeso utilizado no projeto possui uma massa mc. Esta equação descreverá os três estágios de operação de um elevador: 1) O início de seu movimento a partir do repouso; 2) O seu movimento com velocidade constante; 3). Elevador parado.
...